segunda-feira, 13 de outubro de 2025

Refugio Verdadeiro

 

Muito se fala em qualidade de vida e são citados vários lugares e recursos tecnológicos que se imagina proporcionar o fim desejado sem o fortalecimento no Senhor e na força do seu poder. Ou seja, querem qualidade de vida ignorando o que está escrito em Ef 6:12 que diz que a nossa luta não é contra a carne e o sangue mas sim contra os principados contra as potestades contra os príncipes das trevas deste século contra as hostes espirituais da maldade nos lugares celestiais que são os nossos reais inimigos.

Sem o fortalecimento no Senhor e na força do seu poder somos como um barco a deriva movidos pelos ventos da concupiscência da carne, dos olhos e da soberba da vida na direção de um banco de areia onde o naufrágio será inevitável. Isso porque as armas carnais não livram ninguém do perigo, da incerteza, nem de riscos eventuais e muito menos do medo. A única arma que vai trazer a proteção desejada é espiritual.

Tudo o que o poder aquisitivo proporciona tais como: segurança particular, condomínios, câmeras, cães adestrados, colete a prova de balas, carros blindados não são armaduras eficientes e não trazem paz. A paz que excede todo entendimento não depende de circunstancias nem de nenhum aparato tecnológico além de trazer esperança, certeza e convicção da vida eterna proporcionada por Jesus Cristo.

A única armadura que pode nos manter firmes contra as astutas ciladas do diabo é a armadura de Deus. Portanto é necessário nos revestirmos delas para estar preparado para os dias maus. Imagine um líder autoritário com a cabeça a premio com o exercito a seu favor e todo aparato tecnológico e mesmo assim continua tendo medo. Como deve ser as noites desse homem?  Agora de que adianta tanto poder e uma vida sem paz!

O Sl 20:7 diz: Uns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós faremos menção do nome do Senhor nosso Deus. Aqui temos um contraste a confiança que as pessoas depositam em bens materiais ou no poder militar ou no poder aquisitivo com a fé no Senhor o nosso Deus. A dependência humana é falível, enquanto a confiança em Deus é um refugio firme e duradouro. Em Js 11:1-6 diz:

Sucedeu depois disto que, ouvindo-o Jabim, rei de Hazor, enviou mensageiros a Jobabe, rei de Madom, e ao rei de Sinrom, e ao rei de Acsafe; E aos reis, que estavam ao norte, nas montanhas, e na campina para o sul de Quinerete, e nas planícies, e nas elevações de Dor, do lado do mar; Ao cananeu do oriente e do ocidente; e ao amorreu, e ao heteu, e ao perizeu, e ao jebuseu nas montanhas; e ao heveu ao pé de Hermom, na terra de Mizpá.

Saíram pois estes, e todos os seus exércitos com eles, muito povo, em multidão como a areia que está na praia do mar; e muitíssimos cavalos e carros. Todos estes reis se ajuntaram, e vieram e se acamparam junto às águas de Merom, para pelejarem contra Israel. E disse o Senhor a Josué: Não temas diante deles; porque amanhã, a esta mesma hora, eu os darei todos feridos diante dos filhos de Israel; os seus cavalos jarretarás, e os seus carros queimarás a fogo.

E Israel confiou no Senhor e foram bem sucedidos. Portanto mesmo diante de desafios que parecem impossíveis, a fé e a obediência a Deus levam a vitória, e não a força ou os recursos humanos. Temos varias situações em que aos olhos humanos seriam impossíveis de mudar, mas a obediência a Palavra de Deus fez com que muitos fossem bem sucedidos.

Vejamos alguns exemplos: Moises! Deus mandou ele estender a sua vara sobre o mar, para que as águas se abrissem e o povo pudesse atravessar em terra seca. Josué! As muralhas de Jericó foram derrubadas após os israelitas marcharem ao redor da cidade por sete dias, seguindo as instruções de Deus. No sétimo dia, eles deram sete voltas ao redor da cidade, os sacerdotes tocaram as trombetas, e o povo gritou em alta voz, fazendo com que os muros caíssem. Lazaro!

A ressurreição de Lázaro aconteceu quando Jesus chegou a Betânia e encontrou Lázaro já morto há quatro dias e sepultado. Jesus ordenou que removessem a pedra do túmulo, eles obedeceram a Jesus e removeram a pedra, então Jesus orou a Deus em alta voz, e disse: "Lázaro, sai para fora!". Lázaro saiu do túmulo, ainda com as faixas de sepultamento, e Jesus o instruiu a desatá-lo para que pudesse andar. 

O Sl 111:10 diz: O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; bom entendimento têm todos os que cumprem os seus mandamentos; o seu louvor permanece para sempre. Respeito, reverencia, obediência e reconhecimento da sua grandeza e poder é o ponto de partida para a verdadeira sabedoria o bom entendimento e a prudência.

A falta desse temor é vista como desprezo pela sabedoria e pode levar a consequências negativas. Portanto é melhor obedecer do que sacrificar porque a verdadeira fé se manifesta na prática da obediência, e não apenas na entrega de bens materiais ou na realização de cerimônias. O homem desobedeceu a Deus no jardim do Éden e a consequência dessa desobediência gerou a morte e infelizmente nós nascemos crescemos e morremos.

Mas em Rm 5:8 está escrito: Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores. Portanto Jesus Cristo é a nossa única esperança veja o que Ele diz Jo:25-26 Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca irá morrer.

Crês tu isto? A qualidade de vida desejada por todos só quem pode proporcionar é Jesus Cristo, e se você deseja essa qualidade você tem que crer e obedecer em Jo 15:10-11 Ele diz: Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor. Tenho-vos dito isto, para que o meu gozo permaneça em vós, e o vosso gozo seja completo.

O hino do cantor cristão 324 chamado Refugio Verdadeiro diz em sua primeira estrofe: Seguro estou, não tenho temor do mal Sim, guardado pela fé em meu Jesus Não posso duvidar desse amor leal Ele em seu caminho sempre me conduz Não me deixará, mas me abrigará Do pecado vil me vem livrar A sua graça não me recusará Sim Jesus é quem me pode sustentar No poder de Cristo, o Mestre Minha vida salva está Do perigo que cercá-la Ele poderá livrá-la Seu poder eterno sempre a susterá. Amém!

 




Nenhum comentário:

Postar um comentário