domingo, 31 de dezembro de 2023

Na Hora H

 

A hora está chegando

A hora da volta do Rei

A hora mais aguardada

Pelos súditos fieis seus

A hora da redenção

A hora do encontro nos ares

A hora da ressurreição

De todos aqueles que o honraram

E a hora da separação do trigo

Do joio que o desonraram

É a hora do que já é 

E que será na hora H



 

Vozes do Mundo

 

E saiu da nuvem uma voz que dizia: Este é o meu amado Filho; a Ele ouvi.  Lc 9:35

O apostolo Paulo quando estava em Filipos, saiu ao seu encontro uma jovem que tinha o espírito de adivinhação, a qual, adivinhando, dava grande lucro aos seus senhores. E ela clamava dizendo:

Estes homens, que nos anunciam o caminho da salvação, são servos do Deus Altíssimo. Mas Paulo voltou-se e disse ao espírito: Em nome de Jesus Cristo, te mando saias dela ( At 16:17-18 ).

No mundo há muitas vozes que estão aí para confundir, nunca para explicar. A cada final de ano elas se tornam mais requisitadas por aqueles que acreditam em seus prognósticos. São vozes que desejam traçar o seu futuro baseado na superstição, magia e no conhecimento empírico (método indutivo baseado na observação), e que dão lucro aos seus senhores ou a si mesmo quando ele é o seu próprio senhor.

É muito comum a cada fim de ano, as pessoas darem ouvidos as vozes: do consumo que canonizou papai Noel e faz muita gente crê que o natal se limita a troca de presentes. E das simpatias que ensinam rituais para que você possa se dar “bem” em determinada área da sua vida. São vozes de espíritos enganadores (1Tm 4:1-2).

Existem simpatias para: Conquistar um grande amor, um bom trabalho, possuir uma saúde de ferro, e muita prosperidade etc. Essa voz é a mesma que estava na jovem que seguiu o apostolo Paulo em Filipos e que ele disse: Em nome de Jesus Cristo, te mando saias dela. O homem ta sempre em busca de um futuro melhor a partir de vozes erradas por desconhecer o verdadeiro futuro que lhe é oferecido pela graça.

Só existiu um homem que conhecia o seu futuro e não fugiu dele em obediência ao Pai e por amor a humanidade. Ele nos revelou qual será o nosso futuro se acreditarmos nele.

Em Lc 18:31-33 diz: E, tomando consigo os doze, disse-lhes: Eis que subimos a Jerusalém, e se cumprirá no Filho do homem tudo o que pelos profetas foi escrito; pois há de ser entregue às gentes, e escarnecido, injuriado e cuspido; e, havendo-o açoitado, o matarão; e ao terceiro dia ressuscitará. Ele conhecia o seu futuro, mas mesmo assim não mudou o curso da sua historia.

Cristo nasceu numa estrebaria e cresceu trabalhando numa carpintaria, em meio a extrema pobreza para nos dar o direito de habitar em meio às riquezas da Nova Jerusalém. Cristo foi rejeitado pêlos homens para nos fazer aceitáveis a Deus. Cristo fatigou-se em viagens e em trabalhos, para dar-nos repouso no seio de Abraão.

Cristo foi vestido de um manto de vergonha no ato da sua crucificação para vestir-nos com o linho branco da sua justiça no ato da nossa glorificação. Cristo foi coroado com uma coroa de espinhos, para nos fazer jus a coroa incorruptível, coroa da justiça, coroa da vida e coroa da gloria. Cristo morreu na cruz para fazer-nos participantes da vida eterna. A que tipo de voz você tem dado ouvido?

No monte da transfiguração em Lc 9:35 diz: E saiu da nuvem uma voz que dizia: Este é o meu amado Filho; a Ele ouvi. Veja o que acontece quando alguém ouvi a voz de Cristo e o aceita como Senhor e Salvador de sua vida.

1º é Perdoado: “Vinde então e argui-me, diz o Senhor: ainda que os vossos pecados sejam como o escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca neve”.  Is 1:18.

2º é Regenerado: “Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo”.  Tt 2:5. 

3º é Justificado: “Este é o concerto que farei com eles depois daqueles dia, diz o Senhor. Porei as minhas leis em seus corações, e as escreverei de seus entendimentos; acrescenta: e jamais me lembrarei de seus pecados e de suas iniqüidades”. Hb 10:16-17.

4º se torna Filho: “Mas, a todos quanto o receberam deu-lhes o poder de serem filhos de Deus, aos que crerem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus”.  Jo 1:12-13.

5º a Vida Eterna: Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida. Jo 5:24.

No mundo há muitas vozes, inclusive de espíritos enganadores, e doutrinas de demônios, a bíblia nos alerta sobre isso (1Tm 4:1-2). Mas entre todas as vozes que existem, só uma pode dizer: Eu sou o caminho, a verdade e a vida; e ninguém vem ao pai, senão por mim Jo 14:6.

Portanto que nesse novo ano você não se deixe levar pelas vozes do mundo, porque são caminhos que parece direito ao homem, mas o fim deles são os caminhos da morte. Procure ouvir a voz do Senhor que diz em Jo 10:10  O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância”.  Amem!




segunda-feira, 25 de dezembro de 2023

Bunkeres

Minha casa é comum

Ela está entre outras do bairro

Não tem bunker e nem porão

E não é a prova de tribulação

Minha fé está em Cristo

Que me dá a paz que eu preciso

Não troco pela tecnologia

Que aprisiona os que a utilizam

O morrer pra mim é ganho

E o viver pra mim é Cristo

Essa é a sabedoria de todos

Os que creem em Jesus Cristo.




quarta-feira, 20 de dezembro de 2023

O Trono de Palha

A noite da esperança

Que Deus nos proporcionou

Foi anunciada pelos anjos

Durante a vigília da noite

Na cidade de Belém

Onde nasceu o Salvador.

 

O nascido Rei dos judeus

Jesus Cristo o Senhor

Veio para apascentar

Guiar e salvar o pecador.

 

Os magos do oriente

Que seguiram a estrela cintilante

O encontrou envolto em panos

Num trono de palha repugnante

Após esvaziar-se a se mesmo

Tomou a forma de servo

E serviu aos homens.

 

Ofertaram ouro, incenso e mirra

Segundo propôs nos seus corações

E o fizeram com alegria, com amor

Com louvor e adoração.

 


 

quinta-feira, 14 de dezembro de 2023

A Nova

A nova de grande alegria

Que veio para todo o povo

Nasceu em Belém de Judá

O Salvador Jesus Cristo o Senhor

Envolto em panos o Rei foi achado

Deitado numa simples manjedoura

E pelo exercito de anjos Deus foi louvado

Por ter enviado seu Filho o Redentor

Os três magos em fim o encontraram

Quando viram a estrela que no céu brilhou

E em respeito ao Rei se debruçaram

E com alegria solene os presenteou.




terça-feira, 12 de dezembro de 2023

O Bananeiro

 

Enquanto isso na rua e na feira as pessoas perguntava: cadê o bananeiro que não aparece? Alguém tem alguma informação sobre o bananeiro? Ele ainda não chegou disse alguém!

 

Sou despertado às cinco horas da manhã pelos sons da alegria demonstrada pelos pássaros eu me levanto, pois tenho muito que fazer há banana pra colher pra vender lá no mercado. Já no café eu tomo ouvindo os passarinhos um privilegio indescritível que me leva exaltá-los:

(bem-te-vi, bem-te-vi quem te viu e quem te vê, tico aqui e tico lá o coleirinho e o sabiá me despertam com carinho para eu ir trabalhar)

 

Ergo o carrinho  com bananas e vou à feira, mas bem antes do destino já começo a trabalhar os meus clientes já de longe me acenam e me pedem com carinho para eu me aproximar. Eu lhes respondo com um repente nordestino pra chamar sua atenção e o interesse despertar:

(Já estou indo só precisam me aguardar por vocês tenho carinho nem precisam pechinchar)

 

Bem na janela vejo uma rosa sorridente uma mulher muito bonita que me chamou para comprar, mas também vi balançando numa rede o seu dono impaciente que me filmou com um mal olhar, mas com cautela lhe vendi o meu produto e fui saindo de fininho antes dele me atacar.

(mulher bonita chama muito atenção tem que ter muito controle dependendo da situação se for casada corra, fuja meu irmão sete palmos lhe espera dentro de um caixão)

 

Sigo em frente estou indo rumo a feira pra vender minha banana pra comprar farinha e pão Mas no trajeto eu me encontro com um bêbado ele estava cambaleando bem na minha direção me interrompeu querendo comer banana mas nem ao menos tinha um centavo no bolso do seu calção

(Quem troca água por cachaça é biriteiro amanhece na rua dormindo e é lambido pelos cães)

 

Eu me desvio e vou focado no mercado pois lá eu tenho freguesia cercado por todos os lados mas de repente chega mim dois irmãozinhos me pedindo duas bananas pra comer com a farinha que ganhou lá no mercado. Quase chorei ao ver aquela situação dei-lhe uma dúzia de bananas e eles saíram aliviados.

(São consequências das grandes corrupções de governos irresponsáveis que desgovernam qualquer nação)

 

Na minha lida encontro agora religiosos que me saudaram assim dizendo: A paz do Senhor abençoado! Eles disseram que estavam arrecadando alimentos pra distribuir para as pessoas, mas pobres e necessitadas. Sem mais delongas dei-lhes uma dúzia de banana e logo eles me agradeceram dizendo: A generosidade humana dura enquanto durar as suas sobras você nos deu do que você tem nos lembrando a viúva pobre. Deus te abençoe!

(Senhor me ajude até que eu chegue ao meu destino ainda com mercadoria, pois preciso ganhar meu pão)

 

Sigo tranquilo quase próximo do mercado quando surge na minha frente dois sujeitos mal encarados se aproximaram e foram logo me dizendo se quiser ficar no ponto vai ter que pagar um pedágio se recusar tomamos sua mercadoria chutamos a sua bunda e lhe mandamos pro outro lado. Insatisfeito e não tendo o que fazer paguei o que eles queriam e fui pro meu ponto vender.

(É a situação que, mas cresce a cada dia e nos gera agonia sem saber o que fazer infelizmente aqueles que poderiam ignoram por covardia e vivem pelo bel-prazer)

 

Chego no ponto e vejo os clientes sorridentes dizendo ele chegou chamem todos minha gente também sorrir fingindo está muito contente, mas por trás da minha aparência há um homem descontente. Vendo as bananas bem mais rápido do que eu pensei dou adeus pra todo mundo e vou procurar um supermercado. Olhando os preços e comparando com o que eu ganhei foi um susto que eu levei só deu pra comprar o básico.

(É dessa forma que a gente vai vivendo massacrado pelo sistema e ainda votando erradamente)


Volto pra casa onde eu sou bem recebido ouço os pássaros no meu ouvido com os seus cantos sensacionais arrumo as compras nos seus lugares devidos vou até a cachoeira tomar banho e relaxar chamo a Jurema meu consolo e forte abrigo ela vem pra mim sorrindo e vamos juntos mergulhar.

(Não tenho tudo mas o que tenho me regozijo tenho sombra e água fresca e uma rede pra balançar. Da terra eu colho quase tudo que preciso e no lago crio tilápia e as galinhas ovos me dá, mas tudo isso não seria suficiente se eu não tivesse a Jurema que me dar força para lutar.)

 



domingo, 3 de dezembro de 2023

A Parábola do Espinheiro

A figueira do inferno, as mamonas assassinas e a cicuta venenosa, se aliaram ao comigo-ninguém-pode para conquistar um belíssimo continente rico em tudo àquilo que se possa imaginar, para expulsar as ervas medicinal as donas desse grande território, que o mundo inveja e a todos fascinam. 

A hortelã e a camomila, o boldo e o capim cidreira, ficaram paralisados sem saber o que fazer para combater o veneno desse invasor clandestino. De longe o espinheiro solitário olhava com os seus espinhos a luta dos que curam a ferida contra os que destroem a vida.

As ervas medicinal correram em busca de um esconderijo, mas logo se acharam em um beco sem saída, atrás as plantas venenosas e na sua frente um espinheiro agressivo. Com um gesto piedoso o espinheiro recolheu os seus espinhos, e as ervas medicinal encontraram alivio agarrando-se nos seus pés.

 Em seguida ele abriu seus espinhos, e as plantas venenosas, recuaram com medo de serem atingidas. As ervas medicinal se alegraram, se beijaram e se abraçaram, fizeram festa por três dias. Mais algo estava errado, só que elas não entendiam toda vez que elas olhavam para as plantas venenosas elas estavam sorrindo, e todas as vezes que elas viam os polinizadores eles estavam chorando.

Foi quando uma delas disse: sinto falta dos abraços e dos beijos das abelhas e dos beija flores, por que eles não vêm aqui? Foi quando outra falou: olhem para cima! Quando elas olharam viram grandes espinhos apontando para as suas cabeças. Então elas choraram e disseram: Também não podemos crescer! E foram minguando, minguando até morrerem.  E assim as plantas venenosas conquistaram o território usando um espinheiro nativo.

Explicação da parábola

O território é o Brasil, as ervas medicinais são os patriotas, o espinheiro é o traidor e as plantas venenosas quem são?

  


sexta-feira, 1 de dezembro de 2023

Paz

Com a semente da bondade,

Semeie o seu coração.

Regue com o olhar da alegria,

E colha o fruto da união.

Distribua-os com mil sorrisos,

Com afagos, com afetos e satisfação.

Enlace a esperança com fé e harmonia,

Pois ela é consolo para a vida

E alivio para coração.