quarta-feira, 12 de junho de 2024

Doze de Junho


Dia doze de Junho,

Dia do mês do amor.

Dia de beijos e abraços,

Dia de afagos e calor.

Dia de olhos nos olhos,

Dia de paixão e ardor.

Dia de banho de lua,

Dia de poente esplendor.

Dia de presentes e flores,

Dia de atração e fervor.

Dia de sussurros e juras,

Dia de declarar seu amor.



segunda-feira, 10 de junho de 2024

Banho de Lua


Vou construir uma banheira

No meio da lua minguante

Pra tomar banho de lua

Entre as estrelas cintilantes

E admirar o nascer do sol

Quando ele surgir no horizonte. 



sexta-feira, 7 de junho de 2024

A Primeira Viagem de Paulo


Na Igreja de Antioquia Saulo (Paulo) e Barnabé foram separados pelo Espírito Santo para anunciar a Palavra de Deus. Após a Igreja orar e jejuar e impor as mãos sobre eles o enviaram. Eles foram para Salêucia e depois para Chipre. Em Salamina anunciaram a Palavra de Deus nas sinagogas dos judeus com a cooperação de João. Após atravessarem a ilha de Pafos encontrou um judeu mágico falso profeta, chamado Barjesus (Elimas) que estava com o procônsul Sergio Paulo que se interessou muito em ouvir a Palavra de Deus.

Mas Elimas impedia que Sergio Paulo ouvisse Saulo (Paulo) e Barnabé. Todavia Paulo cheio do Espírito Santo fixou os olhos nele e o cegou então o procônsul vendo o que havia acontecido creu maravilhado na doutrina do Senhor. E partindo de Pafos chegaram a Perge da Panfilia onde João separou-se deles e voltou para Jerusalém.

Saindo de Perge chegaram a Antioquia da Psidia e entraram na sinagoga no sábado e sentaram-se e foi lhes passado a palavra. E Paulo disse: Deus exaltou Israel seu povo libertando-os da terra do Egito, suportou os seus costumes no deserto por quase quarenta anos. Destruiu sete nações na terra de Canaã e dividiu entre seu povo. Deu-lhe juízes por quase quatrocentos e cinquenta anos até o profeta Samuel.

Pediram um rei e Deus lhes deu por quarenta anos a Saul da tribo de Benjamim. Depois levantou Davi e disse: Achei Davi filho de Jessé, varão conforme o meu coração, que executará toda a minha vontade. Da descendência de Davi conforme a promessa levantou Deus a Jesus para Salvador de Israel. Antes Dele veio João pregando o batismo do arrependimento e disse que ele não era Cristo e que não era digno de desatar as alparcas dos seus pés.

E disse Paulo que se cumpriram as vozes dos profetas que se leem todos os sábados que os que habitavam em Jerusalém e os seus príncipes o condenaram por não o terem conhecido mesmo sem ter nenhuma causa de morte pediram a Pilatos que Ele fosse morto. E havendo eles cumprido todas as coisas que dele estavam escritas, tirando-o do madeiro, o puseram na sepultura. Mas Deus o ressuscitou dos mortos e por muitos dias foi visto pelos que subiram com Ele da Galileia a Jerusalém. E nós vos anunciamos que a promessa que foi feita aos pais, Deus a cumpriu, a nós, seus filhos, ressuscitando a Jesus.

Davi dormiu e foi posto junto de seus pais e viu a corrupção, mas aquele a quem Deus ressuscitou nenhuma corrupção viu. Seja-vos pois notório, varões irmãos, que por este se vos anuncia a remissão dos pecados. E de tudo o que, pela lei de Moisés, não pudestes ser justificados por Ele é justificado todo aquele que crê. Vede, pois que não venha sobre vós o que é dito nos profetas. Porque opero uma obra em vossos dias, obra tal que não crereis, se alguém vola contar.  No final da pregação de Paulo os gentios rogaram que no sábado seguinte fossem ditas as mesmas coisas e muitos judeus dos prosélitos religiosos seguiram Paulo e Barnabé os quais os exortavam a que permanecessem na graça de Deus.

No sábado seguinte ajuntou-se quase toda a cidade a ouvir a Palavra de Deus. Então os judeus vendo a multidão encheram-se de inveja e blasfemando, contradiziam o que Paulo dizia. Mas Paulo e Barnabé disseram: Era mister que a vós se vos pregasse primeiro a Palavra de Deus; mas, visto que a rejeitais, e vos não julgais dignos da vida eterna, eis que nos voltamos para os gentios. Porque o Senhor assim no-lo mandou: Eu te pus para luz dos gentios, para que sejas de salvação até aos confins da terra.

Os gentios alegraram-se e glorificaram a Palavra do Senhor e creram quantos estavam ordenados para a vida eterna. e a Palavra do Senhor se divulgava por toda aquela província. Mas os judeus incitaram algumas mulheres religiosas e honestas, e os principais da cidade e perseguiram Paulo e Barnabé e os lançaram fora dos seus termos. Sacudindo, porém, contra eles o pó dos seus pés partiram para Icônio. E os discípulos estavam cheios de alegria e do Espírito Santo.

Em Icônio na sinagoga dos judeus muitos judeus e gregos creram e por suas mãos se fizeram sinais e prodígios a ponto da multidão da cidade de dividir uns era pelos judeus outros pelos apóstolos. E houve um motim tanto dos judeus como dos gentios para o insultarem e apedrejarem. Com isso eles fugiram para Listra e Derbe, cidades de Licaônia e para a província circunvizinha e ali pregaram o evangelho. Em Listra Paulo curou um coxo e vendo a multidão o que Paulo fez disseram:

Fizeram-se os deuses semelhantes aos homens, e desceram até nós. E chamava Júpiter a Barnabé, e Mercúrio a Paulo porque era o que falava. O sacerdote de Júpiter cujo templo estava em frente da cidade trouxe touros e grinaldas para sacrificar com a multidão. Ao perceberem rasgaram os seus vestidos e saltaram para o meio da multidão e disseram: Varões, por que fazeis essas coisas?

Nós também somos homens como vós, sujeitos as mesmas paixões, e vos anunciamos que vos convertais dessas vaidades ao Deus vivo, que fez o céu, e a terra, e o mar, e tudo quantos há neles. E os beneficiou com chuvas e tempos frutíferos enchendo-os de mantimentos e alegria os vossos corações. Com isso impediram que as multidões lhes sacrificassem.

Mesmo assim judeus de Antioquia e de Icônio juntamente com a multidão apedrejaram a Paulo e o arrastaram para fora da cidade. Mas rodeado pelos discípulos levantou-se entrou na cidade, e no dia seguinte saiu com Barnabé para Derbe onde anunciou o evangelho e feito muitos discípulos voltaram para Listra e Icônio e Antioquia. Confirmando os ânimos dos discípulos, exortando-os a permanecer na fé, pois que por muitas tribulações nos importa entrar no reino de Deus.

E havendo por comum consentimento, eleito anciãos em cada igreja, orando com jejuns, os encomendaram ao Senhor em quem haviam crido. Depois passaram por Pisídia, dirigiram-se a Panfilia. Anunciaram a palavra em Perge, desceram a Atália e navegaram para Antioquia donde tinham sido encomendados a graça de Deus para a obra que já haviam cumprido. Quando chegaram deram o relatório de quão grandes coisas Deus fizera por eles, e como abrira aos gentios a porta da fé. E ficaram ali não pouco tempo com os discípulos. At 13:1-52;14:1-28



quarta-feira, 5 de junho de 2024

Bunker X Arca

 

Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.   Sl 127:1

Dois homens discutiam sobre segurança quando um deles disse: Quem dera se eu fosse muito rico com condições de construir um bunker para mim e toda a minha família. O outro respondeu dizendo: então você está pensando em repovoar a terra depois da terceira guerra mundial é isso? Ele disse: porque não! Se Noé num barco frágil daquele conseguiu escapar do dilúvio porque eu não escaparia protegido dentro de um bunker? Quando a poeira assentasse sairia e repovoaria a terra de novo assim como tantos outros que já construíram os seus.

É isso o que você pensa sobre o futuro da humanidade? Sim! Respondeu o homem. Meu amigo você está completamente enganado. Por quê? Perguntou ele. Porque nada é mais letal ao homem do que a sua própria existência. Não existe lugar seguro para quem é finito qualquer coisa que você possa imaginar para segurança do homem é paliativo. Na terra não há segurança para quem tem prazo de validade.

Vamos supor que você conseguisse realizar esse seu desejo e alguém lhe perguntasse: E depois? Você com certeza responderia uma coisa qualquer só que essa pergunta com o passar do tempo iria ser feita pela sua própria consciência. E depois? E depois.... Veja o que diz o Sl 39:4-6 Mostra-me, Senhor, o fim da minha vida e o número dos meus dias, para que eu saiba quão frágil sou. Deste aos meus dias o comprimento de um palmo; a duração da minha vida é nada diante de ti. De fato, o homem não passa de um sopro. Sim, cada um vai e volta como a sombra. Em vão se agita, amontoando riqueza sem saber quem ficará com ela.

Amigo não tem como ignorar a realidade querendo viver no “faz de conta” o homem é pó e ao pó voltará. O futuro é Cristo e se você não estiver com Ele acabou pra você. Agora o barco frágil que você compara com um bunker suportou uma adversidade que exterminou toda a vida da terra, será que um bunker sem o comando de Deus suportaria? Ele disse: você só pode ta louco! Como uma embarcação de madeira betumada pode ser mais seguro do que um bunker dos nossos dias?

Simples! Veja: Primeiro Noé recebeu a planta desse barco frágil de Deus e construiu de acordo com as medidas que recebeu Dele. Outra coisa quem fechou a porta da arca quando começou o dilúvio foi Deus. Portanto o que Deus abre ninguém fecha e o que Deus Fecha ninguém abre. Segundo: Esse “barco frágil” conforme o que você disse suportou quarenta dias de chuva e se manteve imponente sobre as águas do dilúvio. E um bunker suportaria? Bem só vou te falar de algumas tecnologias avançadas do nosso tempo. Disse o homem!

Veja: submarino de proporção nuclear, computação quântica, inteligência artificial, armas hipersônicas, submarino avançado e cibernética. Pelo o que eu estou vendo você ama tecnologia? Sim! Porque ela facilita a nossa vida e nos trás segurança. Então para você nem Deus destruiria um bunker? É verdade respondeu o homem. Já o outro disse: Isso me faz lembrar o que aconteceu com o Titanic porque essas suas palavras também foram ditas por alguém que estava nele.

A tecnologia de ponta daquela época não impediu a morte de 1514 pessoas. Já a arca de madeira com toda a sua simplicidade salvou Noé e sua família e hoje graças a proteção dessa arca você e eu e toda a nossa geração somos descendentes deles. O Titanic tinha sob o comando a presunção o orgulho e a arrogância por isso afundou na primeira viajem já a arca betumada o comandante era Deus. Agora eu te pergunto: quem seria o comandante do seu bunker: O Senhor ou a tecnologia? O homem entalou e ficou em silêncio.

Já o outro disse: cuidado com as suas escolhas porque quem escolhe ficar em cima do muro está perdido se você não sabia estão fique sabendo que o muro pertence ao diabo. Em Mt 12:30  diz: Quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha. Não se deixe levar pela aparência meu amigo.

Em 1Jo 2:15-17 diz:  Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre. Amem!   

    


 

sábado, 1 de junho de 2024

Tornerò

 

Tão longe além do horizonte,

Mas tão nítida na minha mente.

Presente no meu recanto,

Mas impalpável no pensamento.

Tesouro do fim do arco,

Que embeleza o firmamento.

Miragem viva em meus sonhos,

Na terra do sol nascente.