segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

O Salvador

O pecado nos destituiu,
Mas o Senhor nos resgatou,
Enviou seu Filho amado,
Para salvar o pecador.
Na cidade de Belém,
Local que a estrela indicou,
O nascido Rei dos judeus,
Se fez carne e conosco habitou.
Os magos com os seus tesouros,
No estábulo o encontrou,
E com ouro, incenso e mirra,
Deram uma oferta de amor,
E juntos com José e Maria,
Adoraram o Salvador.




segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Brilha Estrelinha

Brilha estrelinha, brilha estrelinha,
Brilha em Belém para anunciar,
Que já nasceu o Rei divino,
Na manjedoura agora ele está.
Guia estrelinha, guia estrelinha,
Guia os magos que querem adorá-lo,
Levam consigo ouro, incenso e mirra.
Dádivas pro Rei que veio nos salvar.




sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Glória a Deus Nas Alturas

Durante as vigílias da noite,
Os pastores de Belém no campo estavam,
Vigiando e cuidando do seu rebanho,
Quando o anjo do Senhor surgiu do nada,
E a glória do Senhor os amedrontou,
Pois com o seu resplendor ninguém contava.

Não temas! Disse o bom anjo.
Eis que vos trago nova de grande alegria,
Uma benção que será para todo o povo,
Nasceu em Belém cidade de Davi,
O Guia o Bom Pastor o Rei dum reino sem fim
Ele está deitado numa manjedoura,
Envolto com pano com José e Maria.

Naquele instante exclamaram uma
Multidão dos exércitos celestiais:
Glória a Deus nas alturas!
Paz na terra boa vontade,
Para com os homens.

Os pastores louvaram e glorificaram,
Pelo que o Senhor os fez saber.
E em Belém todos eles se alegraram,
Ao verem o menino que nasceu.
E as palavras recebidas divulgaram,
Sobre o que se falou do Rei dos reis.
E aqueles que ouviram se maravilharam,
Por ser Cristo a esperança de um novo reino.







O Reino dos Céus

O povo, que estava assentado em trevas, Viu uma grande luz; E, aos que estavam assentados na região e sombra da morte, A luz raiou. Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.  Mt 4:16-17

A nova de grande alegria que veio para todo o povo nasceu em Belém de Judá, cidade de Davi, o Salvador, que é o Cristo o Senhor o nascido rei dos judeus. Ele começou seu ministério anunciando a razão pela qual ele se fez carne e habitou entre nós. Em Mt 4:17 está escrito: Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.
Esse reino chegou para suplantar a era vigente em que estamos inseridos, oferecendo aos que crerem nele coisas inimagináveis que nunca passaram pelos pensamentos do homem. Em 1Co 2:9 diz: Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, E não subiram ao coração do homem, São as que Deus preparou para os que o amam.
As primeiras coisas não subsistiram nesse reino elas farão parte do passado. Jesus veio para destruir o império da morte. Para fazer parte do seu reino basta aceita-lo como Senhor e Salvador da nossa vida. Em Jo 10:10 Ele diz: O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância. Jesus qualifica a se mesmo, com adjetivos que demonstram que ele veio para incluir e não para excluir pessoas em seu reino. Em Lc 23:45-46 no ato da sua crucificação Ele ouviu o clamor de um dos ladrões que disse: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino. E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso.
Em Jo 6:48 Ele disse: Eu Sou o Pão da vida. Em Jo 8:12 Ele disse: Eu Sou a Luz do mundo. Em Jo 10:9 Ele disse: Eu Sou a porta. Em Jo 11:25 Ele disse: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá. Em Jo 14:6 Ele disse: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. Em Jo 15:5 Ele disse: Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.Em Jo 10:11 Ele disse: Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.
Portanto, Cristo nos satisfaz, nos liberta das trevas do pecado, por Ele temos acesso a Deus, Ele é o caminho, Ele nos faz prosperar, Ele é protetor, Ele é a ressurreição e a vida. Em Jo 14:1-3 Ele disse: Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.
Clamemos como fez a multidão durante a entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém. Eles disseram: Hosana ao Filho de Davi; bendito é o Rei que vem em nome do Senhor. Hosana nas alturas! Aqui está o que Cristo oferece a todos os que crerem nele, a felicidade plena que só pode ser alcançada por intermédio dele. 
Em Ap 21:1-7 está escrito: E VI um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido. E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus.
 E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas. E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis. E disse-me mais: Está cumprido. Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida. Quem vencer, herdará todas as coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho.
 No cantor cristão tem um hino de número 28 que tem como titulo: “Nasceu o Redentor” que diz em sua primeira estrofe: Alerta, ó terra, entoa o canto que ressoa: o mundo pecador tem grande sorte e boa. A nova se vos dá, e quão alegre soa: nasceu o Redentor! Portanto, Glória e Honra ao Senhor, Nessa data tão bendita, Cristo é a esperança, dos que nele acredita. Amém!







quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Cristo Nossa Esperança

Cristo é a nossa  esperança,
A nossa alegria e a nossa salvação.
Dele e por Ele e para Ele,
São todas as coisas,
Ele é a nossa redenção.
Dias melhores virão pra quem tem,  
Cristo dentro do seu coração.


sexta-feira, 1 de setembro de 2017

A Escolha


Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.  Jo 14:6

E ai bom dia! Como é que você ta?  Tô bem! Posso conversar um pouco contigo? Sim pode falar. Estou aqui para falar de um grande amor, de alguém que morreu por nós mesmo não sendo pecador. Encontrou a pessoa errada, porque eu não sei o que é o pecado eu nunca roubei e nunca matei Só que a bíblia diz que se dissermos que não temos pecado nenhum, enganamo-nos a nós mesmos. Fomos destituídos da presença de Deus por termos herdado o pecado no Jardim que Ele criou por intermédio de Adão que infelizmente fracassou.
Quer dizer então que esse cara fracassou! Conte-me essa historia direito, por favor, porque eu quero saber o que eu tenho a ver com isso e não somente eu, mas toda a geração atual se agente não viveu nessa época. Preste atenção: Em Gn 2:8-9 está escrito: E plantou o SENHOR Deus um jardim no Éden, do lado oriental; e pôs ali o homem que tinha formado. E o SENHOR Deus fez brotar da terra toda a árvore agradável à vista, e boa para comida; e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal.
Sim e daí? Só que Deus proibiu Adão de comer o fruto de uma dessas árvores. Qual foi a proibição feita por Deus? Veja! Em Gn 2:16-17  ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás. Só que Adão desobedeceu e fez justamente o contrario comeu da árvore que Deus o tinha proibido de comer. Por causa desse pecado é que a morte se instalou, pois vamos voltar a ser pó da terra quem falou foi o criador.
Quer dizer então que mesmo sem ter nada a ver com isso carrego essa maldição por causa desse cara que não obedeceu a Deus? Sim! Isso é injusto. Como assim injusto? Porque nem eu e nem você e nem o resto do mundo não temos nada a ver com isso. Temos sim. Por que você diz isso? Porque somos seus descendentes.
Veja as palavras de Deus para Adão em Gn 3:17-19  Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida. Espinhos, e cardos também, te produzirá; e comerás a erva do campo. No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás.
 Agora por causa desse irresponsável agente vive numa situação dessas. Sabe onde é que está a injustiça dessa historia? Não me diga. É que nós dessa geração e outras que já passaram não tiveram o mesmo privilegio de poder escolher entre as duas árvores, porque se fosse comigo eu jamais escolheria a árvore que Deus proibiu eu escolheria a árvore da vida. E agora como é que fica nossa situação: Vamos ter que conviver com a morte eternamente?
 Não! Como não, se desde o dia em que nascemos ela causa choro e dor. Em Jesus Cristo podemos vencê-la, Ele é a nossa árvore da vida. Veja o que está escrito em Jo 3:16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Pra morte não existe jeito me mostre quem ressuscitou esse papo de vida eterna até hoje ninguém provou Não duvide da sua Palavra, quem garante é o Senhor Ele disse: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá.
Então o que eu preciso fazer para ter a vida eterna? Basta você permitir que Ele habite em seu coração e seja o Senhor e o Salvador da sua vida.  Só que ainda é muito cedo prefiro continuar como estou.  Você fez a sua escolha.
Em 1Jo 2:15-17 diz: Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre. Amem! 




quarta-feira, 2 de agosto de 2017

sábado, 8 de julho de 2017

Tudo Novo

Não chore se lembrando do passado,  
Ele te deixou um caco,
Veja como tu estás!
Alegre-se pensando no futuro,
Jesus Cristo está voltando
Ele te renovará.



quarta-feira, 28 de junho de 2017

Os Cinco Sentidos

Onde é que eu estava antes do mundo existir?
Se eu ainda não existia era impossível imaginar:
O que os meus olhos vêem,
O que os meus ouvidos ouvem,
O que o meu olfato sente,
O que o meu paladar degusta,
E o que o meu tato toca.  
São coisas maravilhosas!
Só que ainda não é tudo,
Ainda existem coisas,
Que os olhos nunca viram,
E que os ouvidos nunca ouviram,
E nunca fizeram parte do nosso coração.
São coisas que podem ser conhecidas,
Se prestarmos atenção,
Dando ouvidos a Jesus Cristo,
O nosso Senhor e a nossa salvação. 



sábado, 13 de maio de 2017

Cínismo

Seu cinismo nos enoja,  
A desfaçatez é uma afronta.
Seu descaso pelas normas,
Indica a falta de vergonha.
Seu discurso descarado,
É uma baixeza e uma desonra. 


quarta-feira, 10 de maio de 2017

A Casa de Deus

A Igreja se desloca prazerosamente,
Todos os domingos.
Por diversas comunidades,
Entre os corredores do desperdício,
Apontando a direção correta,
Sendo por elas desconhecida.
Os olhos a vêem mais nunca crêem,
Seu deslocamento não é ouvido,
Os olhos dos que não conseguem vê-la, 
Estão em coisas perecíveis,
A solução pra se libertar delas,
É seguir a Igreja de Jesus Cristo,
Ela aponta pra casa de Deus,
Onde adoramos o Rei Divino.




sábado, 8 de abril de 2017

A Dor da Saudade

A saudade não é mais a mesma,
Já não causa tanta dor,
A distância que existia,
A tecnologia estreitou,
Já não existe mais cartinha,
O WatsApp superou.
A saudade sente saudade,
Da saudade que causava dor.



quinta-feira, 6 de abril de 2017

Um Pensador

Pense! Leia! Escreva!
É melhor ser um pensador,
Do que ser um telespectador,
Quem só vive vendo TV
Fica cego mesmo sem ser.
Liberte-se da formatação midiática,
A mãe do senso comum.
Desenvolva o senso critico,
O aríete que abre brecha,
No portão da ignorância.








quinta-feira, 23 de março de 2017

Epigrafes do Livro dos Salmos

1
A felicidade dos justos e o castigo dos ímpios

1-6

2
A rebelião das gentes e a vitória do Messias

1-12

3
Davi confia em Deus na sua adversidade

1-8

4
Davi ora a Deus na sua angustia

1-8

5
Deus aborrece os ímpios e abençoa os justos

1-12

6
Davi recorre à misericórdia de Deus e alcança perdão

1-10

7
Davi confia em Deus e protesta sua inocência

1-17

8
Deus é glorificado nas suas obras e na sua bondade para com o homem

1-9

9
Ação de graças por um grande livramento

1-20

10
A audácia dos perseguidores, e o refugio em Deus

1-18

11
Deus salva os retos e castiga os ímpios

1-7

12
A falsidade do homem e a veracidade de Deus

1-8

13
Davi na sua extrema tristeza recorre a Deus e confia nele

1-6

14
A corrupção do homem sua redenção provém de Deus

1-7

15
O verdadeiro cidadão dos céus

1-5

16
A confiança e felicidade do crente e a certeza da vida eterna

1-11

17
Davi pede a Deus que o proteja contra os seus inimigos confia na sua inocência e na justiça de Deus

1-15

18
Cântico de louvor a Deus pelas suas muitas bênçãos

1-50

19
A excelência da criação e suas leis, assim como da palavra de Deus

1-14

20
Oração pelo rei na guerra

1-9

21
Davi louva a Deus pela vitória

1-13

22
O Messias sofre, mas triunfa

1-31

23
A felicidade de termos o Senhor como nosso pastor

1-6

24
O domínio universal de Deus; quem é digno de entrar no seu santuário; Deus é o Rei da Glória

1-10

25
Davi roga a Deus que o livre dos seus inimigos e lhe perdoe os seus pecados

1-22

26
Davi recorre a Deus, confiando na sua própria integridade

1-12

27
Confiança em Deus e anelo pela sua presença

1-14

28
Davi roga a Deus que o aparte dos ímpios e louva-o por  ter ouvido as suas suplicas

1-9

29
Davi exorta a louvar a majestade de Deus

1-11

30
A ira de Deus dura um momento só, mas a sua benignidade é eterna

1-12

31
Davi roga a Deus que o livre, louva a sua benignidade, e exorta a confiar nele

1-24

32
A felicidade do homem perdoado; exortação ao arrependimento

1-11

33
O júbilo do crente

1-22

34
Davi louva a Deus, que respondeu às suas suplicas, e exorta a confiar nele

1-22

35
Davi pede o castigo dos ímpios; descrição da miséria destes e súplica para que Deus os julgue

1-28

36
A malicia dos ímpios nosso refúgio está em Deus, que salva os retos

1-12

37
A prosperidade dos pecadores acaba, e somente os justos serão felizes

1-40

38
A dor e o arrependimento do pecador; dirige-se a Deus para obter perdão e salvação

1-22

39
O cuidado com as nossas palavras a brevidade e vaidade da vida a súplica do salmista para que Deus o guarde da impaciência

1-13

40
Deus ouve a alma paciente a obediência é melhor do que o sacrifício o salmista faz oração a Deus para que o livre dos males

1-17

41
O cuidado de Deus para com os pobres. Davi queixa-se da traição de seus inimigos e busca o socorro de Deus

1-13

42
A alma anela por servir ao Senhor no seu templo

1-11

43
O ração para que seja restituído aos privilégios do santuário

1-5

44
O povo de Deus recorda os favores antigos, e roga o livramento dos males presentes

1-26

45
Descrição profética da união entre Cristo e a sua Igreja

1-17

46
A fé perfeita em Deus

1-11

47
O triunfo do reino de Deus

1-9

48

A beleza e os privilégios de Sião


1-14

49
A vaidade dos bens terrestres só Deus salva da morte

1-20

50
Deus governa o mundo Deus tem mais prazer na obediência do que no sacrifício

1-23

51
Davi confessa o seu pecado, suplica o perdão e roga e roga a Deus que lhe renove um espírito reto

1-19

52
Davi prediz a ruína do ímpio, e confia em Deus

1-9

53
O  ímpio nega a existência de Deus e se corrompe

1-6

54
Davi roga a Deus que o salve dos seus inimigos

1-7

55
Davi queixa-se da malicia dos seu inimigos persevera em oração e lança a sua carga no Senhor

1-23

56
Davi roga a Deus que o livre dos seus inimigos e confia em que ele lho conceda

1-13

57
Davi acha socorro contra os seus inimigos e louva a Deus

1-11

58
Davi reprova os ímpios, Deus os castigará, e salvará os justos

1-11

59
Davi suplica a Deus que o livre, e protesta a sua inocência

1-17

60
Ação de graças por varias vitórias

1-11

61
Davi confia em Deus como seu refúgio

1-8

62
Exortação a que se confie somente em Deus

1-11

63
Davi anela pela presença de Deus

1-11

64
Davi suplica a Deus que guarde a sua vida, e espera que lho conceda

1-10

65
Davi louva a Deus e dá-lhe graças pelas bênçãos recebidas

1-13

66
Cântico de louvor a Deus pelas suas grandes obras

1-20

67
O reino de Deus abrange toda a terra

1-7

68
Cântico de louvor e ação de graças a Deus como nosso salvador

1-35

69
Os sofrimentos de Davi prefiguram os do Messias

1-36

70
Na sua aflição Davi suplica a Deus que se apresse em livrá-lo

1-5

71
Davi confia em Deus, e roga-lhe que o livre dos seus inimigos, e o proteja

1-24

72
A excelência, justiça e glória do reino de Salomão prefiguram as do Messias

1-19

73
A prosperidade dos ímpios faz duvidar da justiça de Deus, mas o fim deles a demonstra

1-28

74
A assolação do santuário, e oração para que Deus se lembrasse do seu povo aflito

1-23

75
O profeta louva a Deus e promete fazer observar a justiça

1-10

76
A majestade e o poder de Deus

1-12

77
O estado interno do salmista: ele anima a sua alma pela consideração das grandes obras e da misericórdia de Deus

1-20

78
A salvação que Deus concedeu a Israel a rebelião contra ele Deus escolheu Judá e Davi para pastorear Israel

1-72

79
A assolação de Jerusalém e a oração por socorro

1-13

80
O profeta suplica a Deus que livre a sua vinha dos que a destroem

1-19

81
Deus repreende a Israel pela sua ingratidão e rebelião

1-16

82
O profeta repreende os juízes  por causa da sua injustiça

1-8

83
As nações congregam-se contra Israel e o profeta suplica a Deus que o livre

1-18

84
A felicidade daquele que habita no santuário de Deus

1-12

85
Fundando-se nos livramentos passados, o povo de Deus pede o livramento das aflições presentes

1-13

86
Davi implora ardentemente o socorro de Deus

1-17

87
Deus tem o maior prazer em Sião

1-7

88
O salmista queixa-se das suas grandes desgraças e suplica a Deus que o livre

1-18

89
Traz-se à memória o pacto de Deus com Davi a fim de que Deus livre o seu povo dos males presentes

1-52

90
A fraqueza o homem e a providência de Deus

1-17

91
A segurança daquele que se refugia em Deus

1-16

92
O salmista louva a Deus por amor da sua obra, justiça e graça

1-15

93
O poder e a majestade do reino de Deus

1-5

94
Apelação à justiça de Deus contra os malfeitores

1-23

95
O salmista convida a louvar ao Senhor e a celebrá-lo de viva voz

1-11

96
Convite a toda a terra para louvar e temer o Senhor

1-13

97
A majestade do reino de Deus o castigo dos ímpios: exortação à piedade e ao regozijo

1-12

98
Convida-se a louvar ao Senhor por amor da sua salvação

1-8

99
A grandeza do reino de Deus

1-9

100
Exorta-se a toda a criatura a celebrar o Senhor

1-5

101
Davi promete a Deus andar perante ele com sinceridade e opor-se aos ímpios

1-8

102
Na sua grande aflição o salmista recorre a Deus para que restabeleça o seu povo e o reconduza à sua terra

1-28

103
Convida-se a louvar a Deus por amor de sua graça

1-22

104
A gloria de Deus é manifestada na criação e na conservação de todas as cousas

1-35

105
O salmista louva a Deus por haver guardado o seu pacto com os patriarcas por haver livrado do Egito a Israel e por haver conduzido pelo deserto de Canaã

1-45

106
Deus é louvado por haver suportado o seu povo apesar das suas muitas rebeliões

1-48

107
A bondade de Deus em proteger os viajantes os encarcerados os doentes os que navegam e em geral todos os homens

1-43

108
Davi louva a Deus pela vitória que lhe concedeu

1-13

109
Davi pede a Deus o castigo dos ímpios e que o livre das suas aflições

1-31

110
O reino o sacerdócio e a conquista do Messias

1-7

111
Deus é louvado por amor das suas obras maravilhosas

1-10

112
A felicidade daquele que teme a Deus

1-10

113
Exortação a louvar a Deus pela sua grandeza e por amor da sua bondade para com os pobres

1-9

114
O salmista celebra a passagem maravilhosa pelo mar vermelho e pelo Jordão

1-8

115
A gloria do Senhor e a vaidade dos ídolos

1-18

116
Amor e gratidão para com Deus pela sua salvação

1-19

117
Deus é louvado por amor da sua bondade e veracidade

1-2

118
O salmista louva a Deus por o ter livrado de muitos inimigos

1-29

119
A excelência da lei do Senhor e a felicidade daquele que a observa

1-176

120
O salmista ora para que seja livre do mentiroso e caluniador

1-7

121
Deus é guarda fiel do seu povo

1-8

122
Oração para que a paz de Jerusalém continue

1-9

123
A oração do crente desprezado

1-4

124
Só Deus pode livrar o seu povo

1-8

125
A segurança daquele que confia no Senhor

1-5

126
Deus é louvado porque fez retirar do cativeiro o seu povo

1-6

127
Segurança prosperidade e fecundidade vêm de Deus

1-5

128
Aquele que teme a Deus será abençoado na sua família

1-6

129
A igreja é perseguida mas não destruída

1-8

130
A confissão do pecado e a esperança do perdão

1-8

131
A humildade do salmista

1-3

132
O zelo de Davi pelo templo e pela arca. As promessas feitas por Deus

1-18

133
A excelência do amor fraternal

1-3

134
Exortação a bendizer o Senhor

1-3

135
Deus é louvado pela sua bondade, poder e justiça. A vaidade dos ídolos

1-21

136
Deus é louvado pelas suas obras

1-26

137
Saudades da pátria

1-9

138
Ação de graças a Deus pela sua fidelidade. Todos os reis o louvarão

1-8

139
A onipresença e a onipotência de Deus

1-24

140
O salmista ora para seja livre de inimigos potentes e injustos

1-13

141
O salmista hora para que seja preservado no meio da tentação

1-10

142
Oração no meio de grande perigo

1-7

143
O salmista ora para que seja livre de inimigos

1-12

144
Ação de graças pela proteção de Deus e oração por outros livramentos

1-15

145
A bondade, grandeza e providência de Deus

1-21

146
A fraqueza do homem e a fidelidade de Deus

1-10

147
Exortação a louvar ao Senhor pela sua beneficência

1-20

148
Toda a criação deve louvar ao Senhor

1-14

149
Os fieis louvam a seu Deus com cânticos e instrumentos d música

1-9

150
O salmista exorta toda a criatura a louvar ao Senhor

1-6