quinta-feira, 21 de julho de 2016

Planeta Marte

Marte é o tesouro que está no coração de alguns homens que querem fazer historia e encontrar uma saída para o crescente número dos habitantes da terra. Só que assim como a terra, ele se tornará maldito com a presença do homem
E se lá nunca existiu vida com a presença do homem nunca existirá, porque aonde o homem vai ele leva consigo a desgraça. A morte o pecado e a guerra.
Chegarão lá homens com as seguintes características: Amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela.
O homem está apenas buscando um novo campo de batalha para guerrear contra si mesmo, como tem sido até hoje. A terra do planeta Marte será contaminada com o pó que sobrará dos restos mortais dos corpos que serão sepultados.
E isso vai ser um veneno que aumentará ainda mais a esterilidade do planeta. Coitado do planeta Marte, ele não sabe o que o espera se lá nunca existiu vida com certeza nunca existirá. 





terça-feira, 19 de julho de 2016

O Atleta de Cristo

E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.    Mt 28:18-20

Estamos vivendo em meio a extrema corrupção dos últimos tempos, ou seja, tempos trabalhosos como está escrito em 2Tm 3:1-5 que diz: SABE, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos.
Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te.
Cumprir a ordem de Jesus que se encontra em (Mt 28:18-20), só é possível com os olhos fitos nele e em obediência a Ele que recebeu todo o poder no céu e na terra e diz que está conosco todos os dias até a consumação dos séculos.
Temos essa garantia que não nos isenta de fazer a nossa parte. Em Mt 10:16. Ele diz: Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e inofensivos como as pombas.
A prudência nos diz que é preciso que haja uma preparação constante se quisermos ser bem sucedido nessa missão. Temos que nos preparar como os que se preparam pra correr nos estádios para alcançar uma coroa corruptível. Só que o nosso objetivo é uma coroa incorruptível.
 E a nossa luta não é contra a carne e o sangue, como as dos que competem nas olimpíadas, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais . Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.
Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça; E calçados os pés na preparação do evangelho da paz; Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos, (Ef 6:10-18).
Os que lutam por uma medalha seja ela de ouro, prata ou bronze de tudo se abstém para subir no pódio e ser coroado com uma coroa de louro e ser visto por todo o mundo por intermédio dos meios de comunicação e se tornarem famosos.
Os atletas de Cristo muitas vezes não são reconhecidos pelos homens, mas são por Deus e isso é o que basta. Temos um exemplo disso com Elias que se achava o tal em 1Rs 19:14. Ele disse: Eu tenho sido em extremo zeloso pelo SENHOR Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derrubaram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada, e só eu fiquei; e buscam a minha vida para ma tirarem.
Mas veja o que Deus respondeu pra ele em 1Rs 19:18 Também deixei ficar em Israel sete mil: todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda a boca que não o beijou.
 Nós não estamos correndo por uma coisa incerta, como se tivesse dando socos no ar, a coroa que vamos receber do Senhor, não é de ouro, nem de prata, nem de bronze e nem de louro e sim da vida.
Em Ap 2:10b diz: Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.  A olimpíada acontece de quatro em quatro anos, fazer o ide de Jesus dura toda a nossa vida.
Então que possamos chegar ao fim da nossa maratona espiritual podendo dizer as mesmas palavras de Paulo que disse em 2Tm 4:7-8 Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.
Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda. Amem!








quarta-feira, 13 de julho de 2016

A Tocha

Nos confins da nossa terra,
Há um lugar onde eu vivo.                                                                
Lá não tem saneamento,
A água lá é um risco.

A luz é extremamente fraca,
Merenda nas escolas não existe,
Epidemias são constantes,
O transporte é um suplicio,
E eu achava que a tocha olímpica
Denunciaria tudo isso.

Por isso sair correndo
Com a multidão aos gritos,
Pensando que a sua luz,
Delatasse nosso martírio.

Mas a tocha passou distante,
E nem sequer percebeu isso.
E aqui nos confins da terra,
Nesse lugar onde eu vivo,
Voltamos à anormalidade,
Como se fosse normal tudo isso.





segunda-feira, 4 de julho de 2016

Zebedeu


Zebedeu é nordestino,
Um bom pedreiro considerado.
Nunca teve talão de cheque,
E nunca abriu um crediário.
Vive na periferia trabalhando,
Por todo lado.

Quando está nas horas vagas,
Bebe sua cervejinha.
Se senta de costa pra rua,
E nem sequer olha pros lados.
Trata todos com muito carinho,
Com muito respeito e é respeitado.

Zé mora com sua família,
Sua esposa Zefinha,
E seus filhos: Netinha e Nonato.
Eles vivem numa casa mal-acabada.
Zé só pensa em ganhar dinheiro,
Nunca se lembra em melhorar sua casa.

Mas Zé leva uma vida tranqüila,
Sua esposa trabalha fazendo diária,
Seus filhos estudam em escola publica,
Sua casa é própria ele não deve nada.
Zé tem sua ficha limpa tudo o que,
Ele compra ele paga na lata.

Zé não conhece Brasília,
Não conhece a Suíça,
Nem a operação lava jato.
Zé vive sua vidinha,
Trabalhando todo dia,
Pra sustentar sua casa.





sexta-feira, 1 de julho de 2016

Gideão Vence os Midianitas Jz 6:1-8:35

Servidão sob os Midianitas

1. O que os filhos de Israel fizeram aos olhos do Senhor?   Jz 6:1
a - (  ) O que parecia mal                       b – (  ) Nada

2. Nas mãos de quem o Senhor deu os filhos de Israel?  Jz 6:1
a- (  ) Dos midianitas                       b- (  ) Filisteus

3. O que os filhos de Israel fizeram para si por causa dos midianitas?    Jz 6:2
a- (  ) As covas que estão nos montes, as cavernas e as fortificações
b- (  ) Coisa alguma

4. O que sucedia quando Israel semeava?    Jz 6:3
a- (  ) Subiam os midianitas, os amalequitas e os do oriente contra eles
b- (  ) Subiam os fariseus

5. Quem se opôs contra eles em campo, e destruía a novidade da terra, até chegarem a Gaza?   Jz 6:4
a- (  ) Os midianitas, os amalequitas e os do oriente
b- (  ) Ninguém

6. Quem não deixava mantimento em Israel, nem ovelhas, nem bois, nem jumentos?
a- (  ) Os midianitas, os amalequitas e os do oriente             Jz 6:4
b- (  ) Ninguém

7. Complete: Quem subia com os seus ___________________ e _____________________Vinham como _____________________________ em tanta __________________________Que não podiam _____________________ nem a eles nem aos seus ____________________________ e entravam na terra para a ___________________________________   Jz 6:5

8. O que aconteceu com Israel com a presença dos midianitas?   Jz 6:6
a- (  ) Empobreceu muito                       b- (  ) Enriqueceu muito

9. O que fez os filhos de Israel?     Jz 6:5
a- (  ) Clamaram ao Senhor                   b- (  ) Nada

10. O que aconteceu quando os filhos de Israel clamaram ao Senhor por causa dos midianitas?    Jz 6:7-8
a- (  ) O Senhor enviou um homem profeta a eles            b- (  ) Nada

11. De quem são essas palavras ditas aos filhos de Israel: Assim diz o Senhor, Deus de Israel: Do Egito eu vos fiz subir, e vos tirei da casa da servidão; e vos livrei da mão do Egípcios; e da mão de todos quantos vos oprimiam; e os expeli de diante de vós, a vós dei a sua terra; e vos disse: Eu Sou o Senhor vosso Deus; não temais aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais mas não destes ouvidos a minha voz.   Jz 6:8-10
a- (  ) Do profeta                         b- (  ) Amalequitas

Um anjo fala com Gideão

12. Quem veio e assentou-se debaixo do carvalho que está em Ora, que pertinência a Joás; abiezrita?    Jz 6:11
a- (  ) O anjo do Senhor                             b- (  ) Ninguém

13. Quem estava malhando o trigo no lagar, para o salvar dos midianitas?  Jz 6:11
a- (  ) Gideão                          b- (  ) Amalequita

14. De quem são essas palavras ditas a Gideão: O Senhor é contigo, varão valoroso.
a- (  ) Do anjo do Senhor                          b- (  ) Midianita          Jz 6:12

15. De quem são essas palavras ditas ao anjo: Ai, senhor meu, se o senhor é conosco por que tudo isto nos sobreveio? E que é feito de todas as suas maravilhas que nossos pais nos contaram, dizendo: não nos fez o Senhor subir do Egito? Porém agora o Senhor nos desamparou, e nos deu nas mãos dos midianitas.   Jz 6:13
a- (  ) Gideão                          b- (  ) Amalequita

16. Quem olhou para Gideão?   Jz 6:14
a- (  ) O Senhor                        b- (  ) Midianita  

17. De quem são essas palavras: vai nesta tua força e livrarás a Israel da mão dos midianitas: porventura não te enviei eu? Jz 6:14
a- (  ) O Senhor                  b- (  ) Amalequita

18. De quem são essas palavras: Ai, senhor meu, com que livrarei a Israel? Eis que o meu milheiro é o mais pobre em  Manassés, e eu o menor na casa de meu pai.  Jz 6:15
a- (  ) Gideão                  b- (  ) Midianitas

19. De quem são essas palavras: Porquanto eu hei de ser contigo, tu ferirás aos midianitas como se fossem um só homem.   Jz 6:16
a- (  ) Senhor                          b- (  ) Amalequita

20. De quem são essas palavras: Se agora tenho achado graça aos teus olhos, dá-me um sinal de que és o que comigo falas. Rogo-te que daqui te não apartes, até que eu venha a ti, e traga o meu presente, e o ponha perante ti.    Jz 6:17-18
a- (  ) Gideão                       b- (  ) Midianitas

21. Qual foi a resposta que Gideão ouviu?   Jz 6:18
a- (  ) Eu esperarei até que voltes.         b- (  ) Não esperarei

22. Marque as opções corretas de acordo com o  que Gideão fez.   Jz 6:19
a- (  ) Preparou um cabrito
b- (  ) Bolos asmos duma efa de farinha
c- (  ) A carne pôs num açafate
d- (  ) O caldo pôs numa panela

23. Em que lugar Gideão apresentou sua oferta?   Jz 6:19
a- (  ) Debaixo do carvalho           b- (  ) Na casa dele

24. De quem são essas palavras: Toma a carne e os bolos asmos e põe-nos sobre esta penha e verte o caldo.  Jz 6:20
a- (  ) O anjo de Deus                b- (  ) Midianitas

25. Gideão obedeceu ao anjo de Deus?    Jz 6:20
a- (  ) Sim                b- (  ) Não

26. Quem estendeu a ponta do cajado, que estava na sua mão, e tocou a carne e os bolos asmos?  Jz 6:21
a- (  ) O anjo do Senhor                            b- (  ) Amalequita

27. O que subiu da penha, e consumiu a carne e os bolos asmos?   Jz 6:21
a- (  ) Fogo                       b- (  ) Água

28. Quem desapareceu dos olhos de Gideão?    Jz 6:21
a- (  ) O anjo do Senhor                         b- (  ) Midianita

29. O que Gideão viu que era?   Jz 6:22
a- (  ) O anjo do Senhor                             b- (  ) Amalequita

30. De quem são essas palavras: Ah! Senhor; Jeová, que eu vi o anjo do Senhor face a face.   Jz 6:22
a- (  ) Gideão                       b- (  ) Midianita

31. O que o Senhor lhe disse?   Jz 6:23
a- (  ) Paz seja contigo não temas não morrerás.           b- (  ) Nada

32. O que Gideão edificou ali ao Senhor?   Jz 6:24
a- (  ) Um altar                 b- (  ) Nada

33. Como Gideão chamou a esse altar?   Jz 6:24
a- (  ) Senhor é paz                   b- (  ) Senhor é guerra

34. Como se chama o lugar onde foi edificado esse altar?   Jz 6:24
a- (  ) Ofra dos abiezritas                b- (  ) Moré

35. De quem são essas palavras ditas a Gideão naquela mesma noite: Toma o boi de teu pai, a saber, o segundo boi de sete anos e derriba o altar de Baal, que é de teu pai; e corta o bosque que está ao pé dele. E edifica ao Senhor teu Deus um altar  no cume deste lugar forte, num lugar conveniente e toma o segundo boi, e o oferecerás em holocausto com a lenha que cortares do bosque.   Jz 6:25-26
a- (  ) Do Senhor                               b- (  ) Amalequita

36.  Quantos homens Gideão tomou dentre os seus servos para fazer o que o Senhor lhe dissera?  Jz 6:27
a- (  ) Dez homens                                 b- (  ) Cinco

37. Em que horário Gideão fez o que o Senhor lhe dissera temendo a casa do seu pai, e os homens daquela cidade?     Jz 6:27
a- (  ) De noite                      b- (  ) De dia

38. O que os homens daquela cidade viram quando se levantaram de madrugada? Marque as opções corretas.    Jz 6:28
a- (  ) O altar de Baal derribado
b- (  ) O bosque que estava ao pé dele cortado
c- (  ) O segundo boi foi oferecido no altar de novo edificado

39. O que os homens disseram uns aos outros?   Jz 6:29
a- (  ) Quem fez esta cousa?             b- (  ) Nada

40. E, esquadrinhando, e inquirido, o que eles disseram?   Jz 6:29
a- (  ) Gideão, o filho de Joás, fez esta cousa               b- (  ) Nada

41. De quem são essas palavras ditas a Joás: Tira para fora a teu filho para que morra, pois derribou o altar de Baal, e cortou o bosque que estava ao pé dele.   Jz 6:30
a- (  ) Os homens daquela cidade                       b- (  ) Gideão

42. A quem Joás dirigiu essas palavras: Contendereis vós por Baal? Livrá-lo-eis vós? Qualquer que por ele contender ainda está manhã será morto se é deus, por si mesmo contenda; pois derribaram o seu altar.    Jz 6:31
a- (  ) A todos os que se puseram contra ele             b- (  ) Ninguém

43. Como passaram a lhe chamar naquele dia e o que disseram?   Jz 6:32
a- (  ) Jerubaal e disseram: Baal contenda contra ele, pois derribou o seu altar
b- (  ) Coisa alguma

44. Quem se ajuntou num corpo, e passaram, e puseram o seu campo no vale de Jezreel?    Jz 6:33
a- (  ) Todos os midianitas e amalequitas, e os filhos do Oriente            b- (  ) Ninguém
45. Quem revestiu a Gideão?    Jz 6:34
a- (  ) O espírito do Senhor                     b- (  ) Ninguém

46. O que aconteceu quando o espírito do Senhor revestiu a Gideão?   Jz 6:34
a- (  ) Tocou a buzina, e os abiezritas se ajuntaram após dele.
b- (  ) Nada

47. O que Gideão enviou por toda a tribo de Manassés?     Jz 6:35
a- (  ) Mensageiros                       b- (  ) Nada

48. O que a tribo de Manassés fez após receber os mensageiros?   Jz 6:35
a- (  ) Também se convocou após dele          b- (  ) Nada

49. A quem mais Gideão enviou mensageiros?   Jz 6:35
a- (  ) A Aser a Zebulom, e a Naftali                     b- (  ) Ninguém

50. O que Aser, Zebulom e Naftali fizeram?   Jz 6:35
a- (  ) Saíram-lhe ao encontro                b- (  ) Nada

51. De quem são essas palavras: Se hás de livrar a Israel por minha mão, como tens dito, eis que eu porei um velo de lã na eira, se o orvalho estiver somente no velo, e secura sobre toda a terra, então conhecerei que hás de livrar a Israel por minha mão, como tens dito.   Jz 6:36-37
a- (  ) Gideão                       b – (  ) Amalequita

52. O que Gideão pediu sucedeu?    Jz 6:38
a- (  ) Sim                         b- (  ) Não

53. O que aconteceu com o velo quando Gideão espremeu no outro dia de madrugada?
a- (  ) Do orvalho do velo espremeu uma taça cheia de água         Jz 3:38
b- (  ) Nada

54. De quem são essas palavras ditas a Deus: Não se acenda contra mim a tua ira, se ainda falar só esta vez: rogo-te que só esta vez faça a prova com o velo; rogo-te que só no velo haja secura, e em toda a terra haja orvalho.   Jz 6:39
a- (  ) Gideão                 b- (  ) Midianita

55. Deus fez naquela noite?    Jz 6:40
a- (  ) Sim                                  b- (  ) Não

56. Complete: Pois só no ________________________________________ , e sobre toda a terra havia _____________________________________    Jz 6:40

Gideão com trezentos homens vence os midianitas

57. Quem se levantou de madrugada, e todo o povo que com ele havia, e se acamparam junto à fonte de Harode; de maneira que tinha o arraial dos midianitas para o norte, pelo outeiro de Moré no vale?    Jz 7:1
a- (  ) Jerubaal (que é Gideão)           b- (  ) Amalequita

58. De quem são essas palavras ditas a Gideão: Muito é o povo que está contigo, para eu dar aos midianitas em sua mão; a fim de que Israel se não glorie contra mim, dizendo: a minha mão me livrou. Agora, pois apregoa aos ouvidos do povo dizendo: Quem for covarde e medroso, volte, e vá-se apressadamente das montanhas de Gileade.  Jz 7:3
a- (  ) O Senhor                      b- (  ) Midianita

59. Quantos voltaram do povo?   Jz 7:3
a- (  ) Vinte e dois mil                     b- (  ) Vinte mil

60. Quantos ficaram do povo?   Jz 7:3
a- (  ) Dez mil ficaram                    b- (  ) Cinco mil ficaram

61. De quem são essas palavras ditas a Gideão: Ainda muito povo há; faze-os descer às águas, e ali os provarei e será que aquele de que eu te disser este irá contigo, esse contigo irá; porém todo aquele, de que eu te disser: este não irá contigo, esse não irá.
a- (  ) O Senhor                        b- (  ) Amalequitas          Jz 7:4

62. Gideão fez descer o povo ás águas?   Jz 7:5
a- (  ) Sim          b- (  ) Não

63. De quem são essas palavras: Qualquer que lamber as águas com a sua língua, como as lambe o cão, esse porás à parte; como também a todo aquele que se abaixar de joelhos a beber.   Jz 7:5
a- (  ) O Senhor                        b- (  ) Midianita

64. Quantos lamberam levando a mão a boca?    Jz 7:6
a- (  ) Trezentos homens                b- (  ) Duzentos

65. E o que fez todo o resto do povo?    Jz 7:6
a- (  ) Se abaixou de joelhos e beberam água                b- (  ) Nada

66. De quem são essas palavras ditas a Gideão: Com esses trezentos homens eu lamberam as águas vos livrarei, e darei os midianitas na tua Mao; pelo que toda a outra gente se vá cada um ao seu lugar.     Jz 7:7
a- (  ) O Senhor                   b- (  ) Amalequita

67. O que o povo tomou na sua mão?   Jz 7:8
a- (  ) A provisão e as suas buzinas               b- (  ) Nada

68. Para onde Gideão enviou todos os outros homens de Israel?     Jz 7:8
a- (  ) Cada um a sua tenda            b- (  ) Lugar nenhum

69. O que Gideão fez com os trezentos homens?     Jz 7:8
a- (  ) Reteve              b- (  ) Mandou embora

70. Onde estava o arraial dos midianitas?     Jz 7:8
a- (  ) Abaixo no vale                   b- (  ) Acima no vale

71. De quem são essas palavras ditas a Gideão naquela mesma noite: Levanta-te, e desce ao arraial, porque o tenho dado na tua mão. E, se ainda temes descer, desce tu e teu moço Pura ao arraial; e ouvirás o que dizem, e então se esforçarão as tuas mãos e descerás ao arraial.     Jz 7:10-11
a- (  ) Senhor                             b- (  ) Midianita

72. O que fez Gideão?    Jz 7:11
a- (  ) Desceu com o seu moço Pura até ao extremo das sentinelas que estavam no arraial.
b- (  ) Nada

73. Quem jazia no vale como gafanhotos em multidão e eram inumeráveis os seus camelos, como a areia que há na praia do mar em multidão?    Jz 7:12
a- (  ) Os midianitas, os amalequitas, e todos os filhos do oriente
b- (  ) Ninguém

74. O que estava acontecendo quando Gideão chegou?   Jz 7:13
a- (  ) Um homem estava contando ao seu companheiro um sonho
b- (  ) Coisa alguma

75. De quem são essas palavras: Eis que um sonho sonhei, eis que um pão de cevada torrado rodava pelo arraial dos midianitas, e chegava até as tendas, as feriu, e caíram, e as transtornou de cima para baixo, e ficaram abatidas.   Jz 7:13
a- (  ) Dum homem              b- (  ) Gideão

76. De quem são essas palavras respondida ao homem: Não é isto outra cousa, senão a espada de Gideão, filho de Joás, varão israelita. Deus tem dado na sua mão aos midianitas, e a todo este arraial.   Jz 7:14
a- (  ) Seu companheiro                    b- (  ) Joás

77. O que fez Gideão quando ouviu a narração e a explicação do sonho?   Jz 7:15
a- (  ) Adorou                            b- (  ) Nada

78. O que disse Gideão quando retornou ao arraial?   Jz 7:15
a- (  ) Levantai-vos, porque o Senhor tem dado o arraial dos midianitas nas vossas mãos
b- (  ) Nada

79. De que maneira Gideão repartiu os trezentos homens?   Jz 7:16
a- (  ) Em três esquadrões                 b- (  ) Em dois esquadrões

80. O que Gideão deu a cada um em suas mãos?    Jz 7:16
a- (  ) Buzinas, cântaros vazios, com tochas neles acesas            b- (  ) Nada

81. De quem são essas palavras: Olhai para mim, e fazei como eu fizer e eis que chegando eu ao extremo do arraial, será que como eu fizer, assim fareis vós. Tocando eu e todos que comigo estiverem a buzina, então também vós tocareis a buzina ao redor de todo o arraial, e direis: Pelo Senhor, e Gideão.   Jz 7:17-18
a- (  ) Gideão                        b- (  ) Joás 

82. Em que horas Gideão, e os cem homens que com ele iam, chegaram ao extremo do arraial?   Jz 7:19
a- (  ) Ao principio da vigília da meia-noite havendo já posto os guardas            b- (  ) Oito horas

83. O que Gideão e os cem homens fizera em seguida?    Jz 7:19
a- (  ) Tocaram as buzinas, e partiram os cântaros, que tinham nas mãos       b- (  ) Nada

84. O que os três esquadrões fizeram?    Jz 7:20
a- (  ) Tocaram as buzinas, partiram os cântaros               b- (  ) Nada

85. O que os três esquadrões tinham em suas mãos esquerdas?    Jz 7:20
a- (  ) As tochas acessas                    b- (  ) Nada

86. O que os três esquadrões tinham em suas mãos direitas?   Jz 7:20
a- (  ) As buzinas que tocavam                  b- (  ) Nada

87. O que os três esquadrões clamavam?     Jz 7:20
a- (  ) Espada do Senhor e de Gideão                     b- (  ) Nada

88. Onde ficaram os três esquadrões?   Jz 7:21
a- (  ) Cada um no seu lugar ao redor do arraial               b- (  ) Em qualquer lugar

89. O que aconteceu com o exercito inimigo?    Jz 7:21
a- (  ) Então todo exercito deitou a correr, e, gritando, fugiram        b- (  ) Nada

90. O que o Senhor fez quando os trezentos tocaram as buzinas?   Jz 7:22
a- (  ) Tornou as espada dum contra o outro e isto em todo o arraial           b- (  ) Nada

91. Para onde o exercito fugiu?    Jz 7:22
a- (  ) Zererá, até Bete-Sita, até aos limites de Abel-Meolá, acima de Tabate
b- (  ) Jericó
92. Quem foi convocado e perseguiu os midianitas?    Jz 7:23
a- (  ) Os homens de Israel, de Naftali, e de Aser e de todo o Manassés       b- (  ) Ninguém

93. Quem enviou mensageiros a todas as montanhas de Efraim?    Jz 7:24
a- (  ) Gideão            b- (  ) Joás

94. De quem são essas palavras: Descei ao encontro dos midianitas, e tomai-lhes as águas até Bete-Bara, a saber, o Jordão.    Jz 7:24
a- (  ) Gideão            b- (  ) Joás

95. O que todos os homens convocados de Efraim fizeram?  Marque as opções corretas.
a- (  ) Tomaram-lhes as águas até Bete-Bara e o Jordão      Jz 7:25
b- (  ) Prenderam a dois príncipes dos midianitas, a Orebe e a Zeebe     

96. O que os homens convocados de Efraim fizeram com Orebe e Zeebe?   Jz 7:25
a- (  ) Mataram a Orebe na penha de Orebe, e a Zeebe mataram no lugar de Zeebe

97. O que fez mais os homens convocados de Efraim?   Jz 7:25
a- (  ) Perseguiram os midianitas e trouxeram as cabeças  de Orebe e de Zeebe
b- (  ) Coisa alguma

98. O que os homens convocados de Efraim entregaram a Gideão?   Jz 7:25
a- (  ) As cabeças de Orebe e Zeebe dalém do Jordão            b- (  ) Nada

Gideão apazigua os efraimitas e mata os reis dos midianitas

99. De quem são essas palavras: Que é isto que nos fizeste que não nos chamaste, quando foste, pelejar contra os midianitas?   Jz 8:1
a- (  ) Os homens de Efraim                 b- (  ) Midianitas

100. Quem contendeu com Gideão fortemente?   Jz 8:1
a- (  ) Os homens de Efraim           b- (  ) Amalequitas

101. De quem são essas palavras: Que mais fiz eu agora do que vós? Não são porventura os rabiscos de Efraim melhores do que a vindima de Abiezer? Deus vos deu na vossa mão aos príncipes dos midianitas, Orebe e Zeebe; que mais pude eu logo fazer do que vós?   Jz 8:2-3
a- (  ) Gideão            b- (  ) Joás

102. O que aconteceu com a ira dos homens de Efraim, quando Gideão falou essas palavras?     Jz 8:3
a- (  ) Se abrandou para com ele                         b- (  ) Nada

103. Quem veio ao Jordão, passou com os trezentos homens que com ele estavam já cansados, mas ainda perseguindo?     Jz 8:4
a- (  ) Gideão                     b- (  ) Joás

104. De quem  são essas palavras: Daí, peço-vos, alguns pedaços de pão ao povo, que segue as minhas pisadas porque estão cansados, e eu vou em alcance de Zeba e Salmuna, reis dos midianitas.   Jz 8:5
a- (  ) Gideão                   b- (  ) Joás

105. De quem são essas palavras: Está já a palma de Mao de Zeba e de Salmuna na tua mão, para que demos pão ao teu exercito?    Jz 8:6
a- (  ) Os príncipes de Sucote                          b- (  ) Amalequitas

106. De quem são essas palavras: Pois quando o Senhor der na minha mão Zeba e a Salmuna, trilharei a vossa carne com os espinhos do deserto, e com os abrolhos.  Jz 8:7
a- (  ) Gideão               b- (  ) Amalequitas
107. Para onde foi Gideão depois que subiu dali?   Jz 8:8
a- (  ) Penuel                        b- (  ) Jericó  

108. De que maneira Gideão falou aos homens de Penuel?     Jz 8:8
a- (  ) Da mesma maneira que falou aos príncipes de Sucote           b- (  ) Nada

109. De que maneira os homens de Penuel lhe respondeu?    Jz 8:8
a- (  ) Da mesma maneira como os homens de Sucote lhe havia respondido
b- (  ) Diferente

110. De quem são essas palavras: Quando eu voltar em paz, derribarei esta torre.  Jz 8:9
a- (  ) Gideão                        b- (  ) Joás

111. Quem estava em Carcor, junto com os seus exércitos?    Jz 8:10
a- (  ) Zeba e Salmuna                    b- (  ) Ninguém

112. Quantos homens estavam com eles todos os que ficaram do exercito dos filhos do oriente?    Jz 8:10
a- (  ) Uns quinze mil homens                    b- (  ) Dois mil homens

113. Quantos foram os homens que caíram?    Jz 8:10
a- (  ) Cento e vinte mil homens, que arrancavam a espada           b- (  ) Mil homens

114. Por onde Gideão subiu e feriu aquele exercito, porquanto o exercito estava descuidado?     Jz 8:11
a- (  ) Pelo caminho dos que habitavam em tendas, para o oriente de Noba e Jogbeá
b- (  ) Rio Nilo

115.  Quem fugiu e foi perseguido por Gideão?    Jz 8:12
a- (  ) Zeba e Salmuna                       b- (  ) Ninguém

116. Quem prendeu os reis dos midianitas, a Zeba e a Salmuna, e afugentou a todo o exercito?     Jz 8:12
a- (  ) Gideão                  b- (  ) Joás

117. Que horas Gideão filho de Joás, voltou da peleja?    Jz 8:13
a- (  ) Antes do nascer do sol                     b- (  ) Depois do nascer do sol

118. Quem Gideão tomou preso dos homens de Sucote e lhe fez perguntas?  Jz 8:14
a- (  ) Um moço                           b- (  ) Um velho

119. O que descreveu o moço dos homens de Sucote?   Jz 8:14
a- (  ) Os príncipes de Sucote, e os anciãos, setenta e sete homens    b- (  ) Nada

120. De quem são essas palavras ditas aos homens de Sucote: Vedes aqui a Zeba e a Salmuna, dos quais desprezivelmente me deitaste em rosto, dizendo: Está já a palma da mão de Zeba e Salmuna na tua mão, para que demos pão aos teus homens, já cansados?    Jz 8:15
a- (  ) Gideão                 b- (  ) Joás

121. De que maneira Gideão ensinou aos homens de Sucote?   Jz 8:16
a- (  ) Tomou os anciãos daquela cidade, e espinhos do deserto, e abrolhos
b- (  ) Nenhuma

122. O que Gideão fez com a torre de Penuel?    Jz 8:17
a- (  ) Derrubou e matou os homens da cidade                  b- (  ) Nada

123. De quem essas palavras ditas a Zeba e a Salmuna: Que homens eram os que matastes em Tabor?    Jz 8:18
a- (  ) Gideão                             b- (  ) Joás
124. De quem são essas palavras: Qual tu, tais eram eles; cada um ao parecer; como filhos dum rei.    Jz 8:18
a- (  ) Zeba e Salmuna                     b- (  ) Filisteus

125. De quem são essas palavras: Meus irmãos eram filhos de minha mãe vive o Senhor; que, se os tivésseis deixado em vida, eu não vos mataria a vós.  Jz 8:19
a- (  ) Gideão                  b- (  ) Joás

126. O que Gideão disse a Jéter seu primogênito?    Jz 8:20
a- (  ) Levanta-te, mata-os                   b- (  ) Nada

127. Quem não arrancou da sua espada, porque temia; porquanto era mancebo?  Jz 8:20
a- (  ) Jéter seu primogênito                  b- (  ) Joás

128. De quem são essas palavras: Levanta-te tu, e acomete-nos; porque, qual o homem, tal a sua valentia.   Jz 8:21
a- (  ) Zeba e Salmuna                             b- (  ) Filisteus

129. Quem se levantou e matou Zeba e a Salmuna, e tomou as luetas, que estavam aos pescoços dos seus camelos?    Jz 8:21
a- (  ) Gideão                               b- (  ) Joás

Gideão recusa governar; faz um éfode e morre

130. De quem são essas palavras: Domina sobre nós, tanto tu, tanto como teu filho e o filho do teu filho; porquanto nos livraste da mão dos midianitas.   Jz 8:22
a- (  ) Os homens de Israel                          b- (  ) Joás

131. De quem são essas palavras: Sobre vós eu na dominarei, nem tão pouco meu filho sobre vós dominará. O Senhor sobre vós dominará.   Jz 8:23
a- (  ) Gideão                                  b- (  ) Joás

132. Quem fez essa petição aos homens de Israel: Uma petição vos farei: daí-me cada uma de vós os pendentes do seu despojo.   Jz 8:24
a- (  ) Gideão                         b- (  ) Joás

133. Como eram os pendentes que Gideão pediu?    Jz 8:24
a- (  ) De ouro e eram Ismaelitas                   b- (  ) Prata

134. O que eles disseram? Jz 8:25
a- (  ) De boa mente os daremos                 b- (  ) Nada

135. Como eles fizeram?    Jz 8:25
a- (  ) Estenderam uma capa, e cada um deles deitou ali um pendente do seu despojo
b- (  ) De qualquer jeito

136. Qual foi o peso dos pendentes de ouro?    Jz 8:26
a- (  )  Mil setecentos siclos de ouro           b- (  ) Cem

137. Marque as opções corretas de acordo com o que Gideão também levou:  Jz 8:26
a- (  ) As luetas, as cadeias, os vestidos de púrpura que traziam os reis midianitas
b- (  ) As coleiras que os camelos traziam ao pescoço

138. O que fez Gideão disso?   Jz 8:27
a- (  ) Um éfode, e pólo na sua cidade, em Ofra                   b- (  ) Nada

139. O que aconteceu com Israel?    Jz 8:27
a- (  ) Se prostituiu ali após dele e foi por tropeço a Gideão e a sua casa
b- (  ) Nada

140. Quem foi abatido diante dos filhos de Israel, e nunca mais levantaram a cabeça?
a- (  ) Os midianitas                    b- (  ) Filisteus         Jz 8:28

141. Quantos anos sossegou a terra nos dias de Gideão?   Jz 8:28
a- (  ) Quarenta anos                      b- (  ) Dez anos

142. Onde Jerubaal, filho de Joás habitou quando foi-se?   Jz 8:29
a- (  ) Em sua casa                             b- (  ) Em Jericó

143. Quantos filhos Gideão teve que precederam da sua coxa porque tinha muitas mulheres?   Jz 8:30
a- (  ) Setenta filhos                 b- (  ) Vinte filhos

144. Onde estava a concubina que lhe deu também um filho?    Jz 8:31
a- (  ) Siquém                      b- (  ) Sucote

145. Como se chamava o filho de Gideão com a concubina que estava em Siquém?
a- (  ) Abimeleque               b- (  ) Zeba           Jz 8:31

146. Quem faleceu numa boa velhice?    Jz 8:32
a- (  ) Gideão filho de Joás             b- (  ) Zeba

147. Onde Gideão foi sepultado?    Jz 8:32
a- (  ) No sepulcro de seu pai Joás, em Ofra dos abiezritas          b- (  ) Sucote

148. O que aconteceu com os filhos de Israel, quando Gideão faleceu?  Jz 8:33
a- (  ) Se tornaram, e se prostituíram após os baalins e puseram a Baal-Berite por deus   
b- (  ) Nada

149. De quem os filhos de Israel não se lembram?     Jz 8:34
a- (  ) Do Senhor seu Deus, que os livrara da mão de todos os seus inimigos em redor
b- (  ) Midianitas

150. Quem não usou de beneficência com a casa de Jerubaal, a saber, de Gideão, conforme a todo o bem que ele usara com Israel?   Jz 8:35
a- (  ) Os filhos de Israel                  b- (  ) Amalequitas