segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Gloria e Honra

Gloria e honra ao Senhor,
Nessa data tão bendita,
Cristo é a esperança,
Dos que nele acredita. 


quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Que Tipo de Natal Você Vai Comemorar?


Existem dois tipos de comemoração de natal: o do consumo que canonizou papai Noel e não gera nenhum beneficio pra humanidade e o natal de Jesus Cristo que nos proporcionou a vitoria sobre a morte? Não dar pra falar de Jesus Cristo imaginando que ele passou a existir no natal isso porque ele já existia antes do mundo existir. No evangelho de Jo 17:5 diz: E agora glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que tinha contigo antes que o mundo existisse.
Então precisamos retornar ao Jardim do Éden pra saber o que aconteceu. O que levou Jesus Cristo a se fazer carne e habitar entre nós?  Qual foi o objetivo dele? Por intermédio da bíblia que é a Palavra de Deus podemos chegar ao Éden e descobrir tudo o que aconteceu. Primeiro vamos ver como foi que Deus criou o homem. Em Gn 1:27 diz: E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
 Em Gn 2:7 Deus diz como criou o homem. O texto diz: E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente. Com o passar do tempo eles amadureceram então viu Deus que já era hora deles fazerem as suas próprias escolhas e arcar com as conseqüências. Porque quem ama dá liberdade de escolha.
 Em Gn 2:16-17 diz:  E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.
 Porém o homem desobedeceu a Deus e fez exatamente o contrario comeu da árvore que não poderia comer. Quando Deus soube o ocorrido disse para Adão em Gn 3:17-19 Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida. Espinhos, e cardos também, te produzirá; e comerás a erva do campo. No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás.
O pecado criou uma separação entre Deus e o homem. Mas Deus demonstra o seu imenso e infinito amor para conosco quando diz para serpente em Gn 3:14-15 Porquanto fizeste isto, maldita serás mais que toda a fera, e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida. E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.
Em seguida o homem foi expulso do Jardim do Éden. A semente da mulher é Jesus Cristo. Eis aqui a razão pela qual Jesus se fez carne e habitou entre nós. Ele veio justamente para nos resgatar, destruir a barreira criada pelo pecado entre Deus e o homem, e nos reconciliar com o Pai. Isso jamais poderia ser feito por nenhum de nós ou por coisa alguma, somente por alguém que não tivesse pecado.
Por isso que João Batista diz quando o vê vindo na sua direção: Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (Jo 1:29). Jesus esmagou a cabeça da serpente no momento em que disse no calvário: está consumado! Ele rasgou o véu que nos separava de Deus. Jesus é a maior prova do amor de Deus para conosco.
 E assim como aconteceu no Jardim do Éden Deus não obrigou o homem a fazer a escolha certa, Ele também não nos obriga nos dias de hoje. Em Jo 3:16 diz: Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Mais uma vez é oferecido ao homem a salvação.
Em outro momento ele diz: Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve (Mt 11:28-30).
Afinal que tipo de natal você vai comemorar: O do consumo que não gera nenhum beneficio pra humanidade ou o natal do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo que nos proporciona a vitória sobre a morte?  Ap 3:20 diz: Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.
Jesus quer nascer em seu coração e ser o Senhor e o Salvador da sua vida, mas ele só fará isso se você permitir. Em 1Co 15:54-55; 57 diz: onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória? Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso SENHOR Jesus Cristo. Amem!        

                                     


Grande Alegria

Em Belém de Judá num certo dia,
Os pastores seus rebanhos apascentavam,
Quando o anjo do Senhor no céu surgiu,
E a boa nova para os homens anunciaram,
Que na cidade de Davi tinha nascido,
Jesus Cristo o Senhor o Rei divino.
É motivo de grande alegria,
O nascimento de Jesus o Salvador,
A boa nova que nos deu uma nova vida,
A benção que o Senhor nos proporcionou,
A alegria dos pobres de espírito,
A esperança de todo pecador. 


quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Cristo Breve Voltará!

Cristo chegou pra salvar e libertar,
Demonstrar o seu amor,
E nossa vida transformar.

Não foi servido,
Mas serviu sem fraquejar,
O seu reino anunciou,
E muita vida transformou.

No Getsêmani sentiu angustia e pavor,
O seu sangue transpirou,
E mesmo assim ele enfrentou.

A tentação ele venceu sem oscilar,
A serpente esmagou,
E um alto preço ele pagou.

Ressuscitou e prometeu ressuscitar,
E os que crerem no seu nome,
Vida eterna herdará.

Cristo partiu prometendo retornar,
Acho bom não duvidar!
É melhor acreditar!

Crendo ou não crendo,
Nada pode se mudar,
Cristo breve voltará!
Cristo breve voltará!






quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Iludidos Pela Comodidade

Então Pilatos, vendo que nada aproveitava, antes o tumulto crescia, tomando água, lavou as mãos diante da multidão, dizendo: Estou inocente do sangue deste justo considerai isso.  Mt 27:24

Na bula do diabo não existe contra indicação, as conseqüências daquilo que ele nos induz a escolher, não existem nem em letrinhas pequenas, muito pelo contrario, ele consegue suscitar a cobiça em um grau tão elevado, que até justificamos o que escolhemos, sem nos preocuparmos com as conseqüências.
No Jardim do Éden ele disse para Eva: Certamente não morreras. Porque Deus sabe que no dia em que dela comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal (Gn 3:4-5). Essa proposta fez a mulher esquecer-se de que a conseqüência dessa escolha geraria a morte não somente para ela e Adão que logo depois também comeu do fruto, mas também para todos os seus descendentes.
Mas que vantagem levou Pilatos que permitiu que Jesus fosse crucificado, se até chegou a afirmar que tinha poder para solta-lo? Em Jo 19:10 ele diz: Não me falas a mim? Não sabes tu que tenho poder para te crucificar e tenho poder para te soltar? Mas o que levou Pilatos a mudar de idéia se Pilatos desde então procurava solta-lo? Podemos assim dizer que foi a comodidade.
Quando os judeus ameaçaram o seu poder dizendo: Se soltas este, não és amigo de César, qualquer que se faz rei é contra o César (Jo 19:12). O imperador reinante era Tibério, diante de quem Pilatos era responsável. Eis aí uma ameaça de levar o caso à corte imperial. César não daria pouca importância a uma situação na qual alguém era conhecido como rei sem o consentimento romano.
Teria considerado o caso como traição e poderia até acusar Pilatos de falta de cumprimento do dever. Sem duvida o governador temia que, houvesse uma queixa quanto a sua maneira de lidar com o caso, outras irregularidades de sua administração viriam luz. Nem o aviso que sua mulher lhe deu o fez mudar de opinião, em Mt 27:19 diz: E, estando ele assentado no tribunal, sua mulher mandou-lhe dizer: Não entres na questão desse justo, porque num sonho muito sofri por causa dele.
E nessa época diz o texto que já estavam se preparando para a páscoa Jo: 19:14-15 diz: E era a preparação da páscoa, quase a hora sexta; e disse aos judeus: Eis aqui o vosso Rei. Mas eles bradaram: Tira, tira, crucifica-o. Disse-lhe Pilatos: Hei de crucificar o vosso Rei? Responderam os principais dos sacerdotes: Não temos rei, senão o César.
O que foi mais cômodo para Pilatos: continuar no poder ou enfrentar a fúria dos judeus e a desconfiança de César? O interesse pessoal não pode ser maior do que o interesse de Deus, se uma alma vale mais do que o mundo a proposta divina que salva uma alma além de regenerar o seu caráter deve ser a nossa prioridade, como podemos ter uma nação feliz e temente ao Senhor se ela desconhece os seus valores?
 O que se vê nos nossos dias é ignorância completa a respeito das coisas de Deus e também falta de temor. A cada dia o que se vê é o crescimento do pecado respaldado pela lei que para conservar os seus interesses e continuar gozando dos prazeres da comodidade, tem lavado as mãos assim como fez Pilatos desprezando o ensinamento de Jesus.
É como se eles dissessem em seu coração: o nosso rei não é Jesus e sim o diabo. Em 1Jo 3:8 está escrito: Quem comete o pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou para desfazer as obras do diabo.
E as obras do diabo são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas. Portanto, os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus (Gl 5:19-21).
Jesus se fez carne e habitou entre nós justamente para perdoar os nossos pecados e nos transformar em uma nova criatura em 2Co 5:17 está escrito: Assim que se alguém está em Cristo, nova criatura é as coisas velhas já passaram, eis que tudo se fez novo. A partir de Jesus Cristo que não faz acepção de pessoa seja ela classificada pelo homem do que for, isso não tem importância para Cristo, podemos ver isso em Jo 6:37 que diz: Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora. Foi o que aconteceu com o ladrão na cruz que disse para Jesus: Senhor lembra-te de mim, quando entrares não teu reino. E disse-lhes Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso.
Uma vez estando com Jesus Cristo nos tornamos filhos de Deus, passamos a ser templo do Espírito Santo, somos registrados no livro da vida, e nos tornamos cidadão da cidade celestial à Nova Jerusalém.
No cantor cristão tem um hino chamado “Coro Santo” que diz em sua primeira estrofe: Oh, que belos hinos cantam lá nos céus, pois do mundo o filho mal voltou, vede no caminho o bom Pai abraçar esse filho que ele tanto amou. Gloria, gloria os anjos cantam lá! Gloria, gloria as harpas toca já! É um santo coro, dando gloria a Deus, por mais um remido entrar nos céus. Amem!


terça-feira, 8 de novembro de 2016

Proclamação

Nasceu o redentor!
E demonstrou o seu amor,
Pagando um alto preço,
Pra salvar o pecador.

Ungido pelo Senhor,
A boa nova Ele pregou.
Os abatidos e debilitados,
Ele logo os restaurou,
Os cativos e aprisionados,
Da corrente os libertou.
E os tristes e angustiados,
As suas dores aliviou.

Com gloria ao invés de cinza,
Com gozo ao invés de choro,
E com veste de louvor para gloria do Senhor. 



sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Os Sete Com do Novo Testamento

Em ofensa e pecado,
Vivificado com Cristo. 
Enfrentando as aflições,
Padecendo com Cristo.
A carne e as paixões,
Crucificado com Cristo.
Os rudimentos do mundo,    
Morto com Cristo.
Pelo batismo na morte,     
Sepultado com Cristo.
Da morte para a vida,    
Ressuscitado com Cristo
Herdeiros de Deus,
Glorificado com Cristo.    


terça-feira, 25 de outubro de 2016

O Rato

O rato desesperado,
Já não sabe o que fazer,
O único queijo da cozinha,
Virou engodo para o prender,
A ratoeira ta preparada,
Esperando ele se atrever.
E agora o que é que eu faço,
Pra me livrar desse fardo?
Preciso comer o queijo,
Sem meu pescoço perder,
Talvez os da lava jato,
Possa me esclarecer,
Porque eles sabem comer o queijo,
Sem a ratoeira os prender. 



quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Belos Tempos!

Já joguei bola de gude,
E na roda aprendi a cantar,
Pulei corda e amarelinha,
E já joguei o caxangá,
Segurei a batata quente,
Na rua que eu queria ladrilhar.
Já brinquei de pique esconde,
O gato escutei miar,
Vi pai Francisco entrar na roda,
O remador e vi remar,
Soltei pipa e rodei pião,
Cantando zigue, zigue, zá.




quinta-feira, 22 de setembro de 2016

O Buquê de Deus

Na primavera Deus transforma a natureza,
E nos presenteia com belas flores cativantes,
A rosa, o girassol, a orquídea e o crisântemo,
Desfilam suas cores seus odores e fragrâncias,
As flores coloridas, atrativas e fascinantes,
É o buquê de Deus que nos estima e nos encanta.




Pureza Insana

Tão lírico e inocente!
Que deixam os sofistas
Confortavelmente,
Por ter uma ingenuidade
Condescendente.
Os palhaços nativos do Brasil,
Alegra os políticos de Brasília,
Que sustenta o espetáculo
Com hipocrisia,
Com o imposto arrecadado,
Todos os dias,
Dos que vivem e residem,
Na insensatez. 


segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Nova Consciência

O gigante vai votar,
E logo tudo vai mudar.
Com uma nova consciência,
Logo vamos prosperar.
Descartarmos os indivíduos,
Que ousou nos cativar.
Bani-los da nossa historia,
Pra essa pagina então virar.




sábado, 17 de setembro de 2016

O Novo Homem e o Diabo

Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. 2Co 5:17

Homem, você é um pobre coitado! Vive míseros anos de vida, em torno de setenta, e quando passa disso já não serve pra mais nada.
Portanto te aconselho a aproveitar o Maximo os seus dias de vida, ainda mais que você está tendo o privilegio de viver em uma época de extrema degradação moral semelhante ao que aconteceu nos dias anteriores ao dilúvio.
Portanto aproveite porque a vida é curta assim como a erva e a flor do campo que floresce, mas passando por ela o vento logo se vai e o seu lugar não se conhece mais.
Ah tá! No Éden você trabalhou para que o homem desobedecesse a Deus porque sabia que o que Deus falou que iria acontecer aconteceria se o homem o desobedecesse.
E aconteceu! Agora como você já sabe que o homem conhece a morte, e infelizmente muitos acreditam que com a morte acaba tudo,você ta trabalhando para que o homem desperdice seus poucos dias de vida ignorando o segundo Adão que veio justamente para nos dar a vitoria sobre a morte.
Sua proposta é: Aproveite a vida porque ela é passageira. Então pelo o que eu tô vendo você ta me propondo a morte ao invés de vida como fez no jardim do Éden.
Você derrubou o primeiro Adão mais o segundo esmagou a cabeça da serpente. Que conversa é essa de primeiro Adão e segundo Adão? Não estou entendendo nada.
Ta se fazendo de besta como se fez quando enganou Eva? Acontece que eu Vivo pra viver e não pra morrer! Eu creio no segundo Adão Ele vai me revestir com um novo corpo imune a morte.
 Você acredita realmente nisso? Claro tanto é que eu vou dizer uma coisa pra você. Então diga! Eu não me apego a nada que seja temporário desejo sim o que é definitivo.
Como assim? A cura não é uma solução definitiva ela apenas adia o encontro com a morte que é certa. Outra coisa que foi temporária. O que? A ressurreição de Lazaro.
Como assim? Eu lhe pergunto: cadê Lazaro? Cadê o filho da viúva de Naim? Todos morreram com o passar do tempo. Foi uma ressurreição temporária só isso.
Eu quero está junto com os mortos que ouviram a voz do Filho do Homem porque os que ouvirem viveram e se sentaram à mesa com Abraão, Isaque e Jacó. Isso sim é uma ressurreição definitiva.
Eu te pergunto existe alguma coisa melhor do que isso? Sim! Então me diga! Dinheiro, fama e poder! Vou chamar essa tríade maligna que você ta me oferecendo de “pacote do inferno”.
Porque são coisas que não pode sequer acrescentar um côvado a minha estatura. Como você mesmo falou: a vida é como a erva como a flor do campo que floresce, mas passando por ela o vento logo se vai e o seu lugar não se conhece mais.
Pergunta: o que é que esse “pacote do inferno” pode fazer pra evitar isso? E quem te garante que você vai ter uma ressurreição definitiva se como você mesmo falou que nem mesmo Lazaro conseguiu?
O Espírito Santo que habita em mim é Ele que me dá essa certeza, assim como eu também tenho a certeza que o Senhor desfará pelo assopro da sua boca, o iníquo, e o aniquilará pelo esplendor da sua vinda.
E outra coisa veja o que o meu Senhor e meu Salvador nos ensina: Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo.
Portanto é a esse Senhor que eu temo e sirvo, Ele pode ativar e desativar o que Ele quiser e quem Ele quiser, porque Ele é Deus o criador dos céus e da terra.
Já você é uma criatura caída no corredor da morte eterna aguardando a hora de ser executado. Amem! 


terça-feira, 13 de setembro de 2016

Na Urna

É a hora da mudança,
É a hora da virada,
É a hora de ir à forra,
Vamos lá rapaziada.

Um voto consciente,
Um voto bem pensado,
A urna muda a vida,
No regime democrático.

Não deixe se vender,
Não deixe ser levado,
Conheça o candidato,
Revirando o seu passado.



Semeando a Semente Viva da Verdade e Luz

“Portanto ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo; Ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amem”.   Mt 28:19-20

Nenhum fruto pode germinar se não houver semeadura. Mas para que haja a semeadura, é necessário que se prepare o terreno. A tarefa da Igreja em primeiro lugar é preparar os corações que estão sendo adubados pelos valores do mundo, razões pela qual só produzem ervas daninhas, por isso são inflexíveis, obstinados e estéreis de valores espirituais verdadeiros, por isso precisam ser cultivados.
O sistema mundano decompõe a moral gradativamente, o que era vergonhoso, hoje já é assumido com orgulho. Os discípulos, de Jesus são frutos da semente que caiu em terra boa, portanto não deve se conformar com este mundo, mais transformá-lo pela renovação do seu entendimento (Rm 12:2)
Conta-se que um homem foi visitar um farol e disse ao faroleiro: O senhor não se apavora de viver aqui? É terrível este lugar para se permanecer nele! Não respondeu o faroleiro. Não tenho medo. Aqui nunca pensamos em nós mesmos. Como é isto? Nunca pensam em sim mesmos!? Nós sabemos que estamos perfeitamente seguros e cuidamos de ter as nossas lâmpadas brilhando e nossos refletores limpos, de modo que aqueles que se achar em perigo, possam ser salvos.
Assim é a Igreja, ela está construída sobre a Rocha, que não poderá ser abalada pelas tempestades mais tremendas, e num espírito do mais santo altruísmo deve fazer brilhar sua luz através do pecado, afim de que os que se acha em perigo possam alcançar as praias bonançosas de salvação.
Em Jo 7:37-38 diz: “E no ultimo dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé, e clamou dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim, e beba. Quem crê em mim, como diz a escritura, rios de água viva correrão do seu ventre”.
A evangelização é o arado que sulca os corações estéreis, para que a semente viva da verdade e luz seja cultivada. Uma vez que a semente viva da verdade e luz é semeada em terra boa, ela produz frutos, e um produz cem, outro sessenta e outro trinta (Mt 13:23), e o  coração que outrora fora estéril, se transforma num manancial que se abre no novo nascimento, jorra em adoração, e flui em rios de água viva em serviços obedientes.
Que possamos arar os corações endurecidos com a evangelização, fazendo o ide de Jesus, até que eles se transformem em terra boa, para que a semente viva da verdade e luz seja cultivada.
No cantor cristão tem um hino chamado Ceifando que diz em sua primeira estrofe: Espalhemos todos a semente santa, desde a madrugada até o anoitecer, calmos aguardando o tempo da colheita, quando alegremente havemos de colher. Amem!


sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Viver Para Viver!

PORTANTO, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus.
Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus.

Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória.  Cl 3:1-4

Mestre Gamaliel! Pois não meu rapaz! Que sentido tem a vida se a gente nasce, cresce e morre? Bom viver para viver ou viver para morrer vai depender do casulo que você escolher. Que conversa é essa bom mestre? Que negocio de casulo é esse?
É porque existem dois tipos de casulo: O do mundo que nos conduz ao inferno e o de Deus que por intermédio de Jesus Cristo somos conduzidos até Ele. O que você escolher vai lhe dizer se a vida tem sentido ou não. Como assim me explique esse negocio ai!
Preste atenção! A borboleta nem sempre foi um inseto voador com aquelas cores belíssima que ela tem. E daí o que isso tem haver com o que a gente ta falando? É que em seu período que eu chamo de primitivo, pois ela se arrasta não voa, ela é uma lagarta, ou seja, a borboleta já foi um réptil. Por favor seja mais claro porque eu não estou entendendo nada bom mestre.
Vamos lá! Preste atenção! Ela ficou um ano se arrastando até criar uma capa protetora, ou seja, um casulo onde fica durante duas semanas, só depois desse período é que ela cria asas e voa vira um inseto voador. E o que isso tem haver com a nossa vida?
Olhe para a gente! Vivemos em média setenta anos e o que passar disso é só canseira e enfado assim diz a bíblia! Sim e daí? É justamente nesse poucos anos de vida que temos que a gente tem que decidir em qual casulo vamos nos recolher porque existe a possibilidade de sairmos dessa forma que eu chamo de primitiva, porque ela é vulnerável tanto é que envelhecemos e morremos e isso não é bom pra ninguém.  
Ah é! Então fale como podemos nos tornar invulneráveis as mazelas da vida? Veja o que Cristo diz em Jo 6:40 Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta: Que todo aquele que vê o Filho, e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia. Portanto Cristo é o nosso casulo o nosso abrigo.
A lagarta sai do casulo como um inseto alado não vai mais precisar se arrastar coisa que ela fez durante um ano, só que esse privilegio dura muito pouco apenas de duas a quatro semanas, dependendo da espécie, logo em seguida ela morre.
Se o ciclo dela for interrompido a espécie desaparece. Já quem escolher Cristo como casulo (abrigo), quando chegar o dia escolhido por ele ressuscitará com um corpo invulnerável. A vulnerabilidade que tínhamos e que nos levou a morte enquanto estávamos na forma primitiva deixa de existir, a nossa existência será perpetuada, e isso é um privilegio somente dos que foram criados a imagem e semelhança de Deus.
Veja o que está escrito em Ap 21:1-4 E VI um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido.
E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus.
E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas. Entendeu meu rapaz! Sim bom mestre!
Então faça a sua escolha. Você pode amar esse mundo e ser recolhido no casulo do inferno, ou crê em Jesus Cristo e sair da vulnerabilidade para a invulnerabilidade garantida por Ele aos que o aceitarem como Senhor e Salvador de sua Vida. Amem!





quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Alegria no Céu

Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.  At 1:8

O que leva uma Igreja a sair da sua zona de conforto e fazer um investimento financeiro em uma área carente que não vai lhe dar retorno algum? Além do dinheiro gasto nessa empreitada, outras coisas também estão envolvidas como:
O desgaste emocional, o desgaste físico devido ao esforço que se faz no deslocamento até o local destinado, há também o desgaste espiritual, porque é preciso gastar tempo intercedendo por vidas, e tempo gasto com o ensino, sobre Cristo, como também ajudando alguns a desenvolver habilidades diversas e entre elas está à instrumental.
E também há em alguns casos a possibilidade de se perder a até própria vida. Ai de nós se não tivéssemos o Espírito Santo para nos motivar e nos libertar do sedentarismo e dos medos. É na atividade do Espírito Santo em nós que nos tornamos ousados, ativos e produtivos no reino de Deus.
 Em Is 54:1-2 diz: Amplia o lugar da tua tenda, e estendam-se as cortinas das tuas habitações; não o impeças; alonga as tuas cordas, e fixa bem as tuas estacas. Porque transbordarás para a direita e para a esquerda; e a tua descendência possuirá os gentios e fará que sejam habitadas as cidades assoladas.
Há vidas espiritualmente assoladas tanto em nossa cidade, como em nosso país e até nos confins da terra, elas estão espiritualmente mortas, sem esperança e sem perdão, precisam ser vivificadas por Cristo que morreu por elas.
É por isso que a Igreja sai da zona de conforto para anunciar Jesus Cristo, porque só Ele pode dá vida em abundancia e o verdadeiro descanso para suas almas. Jesus já se alegrou comigo e contigo no dia em que o aceitamos como Senhor e Salvador da nossa vida.
A Igreja já está segura firmada na Rocha ela já deu alegria no céu. Mais ainda existem aqueles que se encontram perdidos sem pastor e sem direção, e só haverá alegria no céu se elas tiverem um encontro com Cristo.
É por isso que as igrejas saem da zona de conforto movida pelo Espírito Santo, para promover esse encontro em qualquer lugar do mundo para que haja alegria no céu. Uma alma vale mais do que o mundo! Mais o sacrifício de Jesus vale mais do que uma alma.
Em 1Co 15:58 diz: Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor. Amem!








domingo, 28 de agosto de 2016

Deus Meu! Deus Meu!

Deus meu! Deus meu!
Quando chegará o fim?
O mundo está corrompido,
A injustiça prevalece,        
A maldade se multiplica,
E a violência nos enfraquece,
O homem faz o que quer.                                                                    
Ao invés de choro há exibicionismo,
Ao invés de se admitir a necessidade
Há arrogância desinibida,
Ao invés de mansidão, há malvadeza e maldade,
Ao invés de justiça, há tirania e iniquidade,
Ao invés de misericórdia, há rigor e crueldade,
Ao invés de inocência, há culpabilidade,
Ao invés de se promover a paz,                         
O que se ver é a promoção da guerra.        




segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Fla Flu

O Rio no verão,
É só alegria,
Fla flu é o clássico,
Do charme e da simpatia.
O juiz apitou,
A bola rolou,
A rede estufou,
E a torcida vibrou,
É gol tricolor.
Gooooool 
Do Fluminense

terça-feira, 2 de agosto de 2016

Ouro de Tolo

Serelepe é natural de Minas Gerais corretor de imóveis em grande dificuldade financeira, o mercado imobiliário está em baixa, devido à crise que estamos vivendo, ninguém ta conseguindo vender e nem comprar nada. O jeito foi pegar qualquer coisa pra fazer independente do que seja, porque daqui a pouco chega às contas pra pagar, aluguel já ta atrasado, luz, água, etc. sem falar na alimentação porque na casa dele são três bocas pra alimentar fora a dele. Os filhos já estão em escola publica e a mulher se vira como pode pra ajudar em casa.
Serelepe resolveu procurar uma quitinete numa comunidade pra se mudar o mais rápido possível. Enquanto procurava deu de cara com um sujeito olhando para um terreno cheio de mato. Ele se aproximou e disse: sabe dizer se por aqui tem alguma quitinete para alugar? O homem perguntou é pra você? Ele disse: sim! Não é difícil, mas você vai ter que rodar muito por ai até encontrar alguma. Eu tenho, mas no momento todas estão ocupadas. Minha preocupação agora é com esse terreno preciso aprontá-lo para construir mais quitinetes para alugar.
Mas qual é dificuldade do senhor com isso? É que eu preciso de alguém para cavar os buracos pra fazer a fundação. E quanto é que o senhor paga por esse serviço? O dono do terreno respondeu: oitenta reais a diária mais o almoço. Serelepe respondeu: eu topo! Primeiro seu nome? Ele respondeu Serelepe. Qual é a sua profissão? Sou corretor de imóveis. Seu telefone e seu endereço. Você está acostumado com esse tipo de serviço? Não mais encaro, comigo não tem desse negocio não pego qualquer coisa. Depois de dar toda informação que o homem pediu Serelepe ouviu o que mais estava desejando ouvir nessa crise. Então você começa amanha, esteja aqui às oito horas em ponto.
Serelepe respondeu: estarei obrigado pela oportunidade. E disse mais o dono do terreno: Já que você é corretor, quem sabe se você não acaba vendendo meu terreno enquanto trabalha. Por que o senhor tem interesse em vendê-lo? Porque não! Tudo depende da proposta. Em seguida Serelepe se despediu e foi embora.
Assim que ele entrou em casa a esposa foi logo perguntando: E ai bem conseguiu encontrar uma quitinete pra gente? Ele disse: não! Mas conseguir um emprego, começo amanhã às oito horas. Graças a Deus! Vai trabalhar aonde querido? Espere um pouco vou tomar um banho depois a gente conversa. Escuta cadê as crianças já chegaram da escola? Já sim estão lá no quarto agarradas no celular. Ta bom vou falar com elas. Depois de abraçar e beijar seus dois filhos, o Fernando e a Maria, Serelepe foi tomar banho pra depois jantar.
Após o jantar quando as crianças foram dormir, ele falou para a esposa o que iria fazer no novo emprego. Ele disse: amanhã eu vou cavar buraco. Como assim cavar buraco? É isso mesmo! O proprietário do terreno vai me pagar oitenta reais por dia mais o almoço. Querido esse trabalho é muito pesado, você aguenta? Tenho que agüentar agente ta precisando. Tudo bem se é isso que você quer.
No dia seguinte Serelepe chegou dez minutos antes do inicio do trabalho, com uma mochila com uma roupa velha para o trabalho. De repente ele viu se aproximar o dono do terreno que ele ainda não sabia qual era o seu nome com uns dez sujeitos fortemente armados e alguns deles usando droga. E ai Serelepe vai encarar mesmo essa braba? Porque não! Disse ele. Então tai toda a ferramenta que você vai precisar, agora é contigo. E disse mais: eu vou dá uma volta com a rapaziada depois eu volto. E o meu almoço perguntou Serelepe. Sem problema! Tá vendo aquela pensão ali do outro lado da rua? Sim estou. É só ir lá e falar pra eles que Dicão do ferro velho mandou botar na conta dele. Entendeu! Sim entendi. Fica tranquilo daqui a pouco eu to de volta.
Enquanto cavava o buraco Serelepe pensou na oportunidade de vender o terreno, com certeza ele poderia ganhar uma comissão do Dicão. Mas o que fazer para levar alguém a se interessar por esse terreno em um local barra pesada como esse. A bíblia diz que: Cada um, porém, é tentado pelo próprio mau desejo, sendo por esse iludido e arrastado. Em seguida, esse desejo, tendo concebido, faz nascer o pecado, e o pecado, após ter se consumado, gera a morte. (Tg 1:17-15).
Foi exatamente isso que começou a acontecer com Serelepe. Ele começou a pensar nas piritas que ele tinha em sua casa, um mineral que ele trouxe de Minas sua terra natal. Pirita é um mineral que parece com ouro em pepita. Já que ele tinha algumas resolveu “semear” para vender por um bom preço aquele terreno. Esse pensamento o levou a trabalhar até com mais disposição e ignorando os perigos que ele poderia correr. Deu meio dia ele atravessou a rua para almoçar na pensão indicada por Dicão do ferro velho. Sentou-se na mesa leu o cardápio que estava escrito num quadro verde com giz o prato do dia.
Enquanto almoçava aproximou-se um sujeito que estava observando ele desde cedo e disse: Tem que ter muita disposição pra encarar uma braba dessa né chará? A necessidade nos obriga a fazer isso. Por que você não vem trabalhar pra gente?  A grana é boa! Mais arriscado respondeu Serelepe. Existe outra maneira de ganhar até mais do que isso que você faz. Há é! Disse o homem do grupo do Dicão. Como me diga. Respondeu Serelepe: pensando enquanto trabalha. O sujeito deu uma risada e falou: tudo bem você é que sabe.
Serelepe já tinha cavado um buraco restava onze buracos, pra ele colocar o plano dele em ação precisaria de pelo menos a metade dos buracos prontos. Na parte da tarde ele deu duro mais uma vez e terminou mais um buraco. Quando encerrou o expediente ele acenou para um dos homens do Dicão que estava olhando a obra e foi embora. Chegou em casa exausto queimado do sol, foi direto tomar banho, falou com as crianças e depois jantou. Depois viu um pouco de televisão com a mulher e foi dormir.
Na madruga quando a sua mulher pegou no sono, ele se levantou de fininho e foi procurar as pepitas de pirita que ele tinha deixado no seu baú escondidas. Abriu o baú e elas estavam intactas brilhando como se fossem pepitas de ouro de verdade. Encheu sua sacola com quase todas elas deixando apenas duas e colocou em um lugar onde a sua mulher não pudesse ver antes de levar as crianças pra escola. Pela manhã tomou café e saiu enquanto a esposa estava arrumando as crianças para levar para a escola. Disse tchau amor! E foi embora.
Assim que chegou encontrou a comitiva próximo do terreno como sempre bem armada. E Dicão ao vê-lo gritou: É isso ai moleque tô gostando de ver! Logo mais eu tô ai. Serelepe trocou de roupa num bar próximo do terreno como era de costume em seguida entrou num buraco e começou a trabalhar. Pulando de buraco em buraco de vez em quando começou a distribuir as pepitas de pirita por buracos. E assim trabalhou até sexta feira onde conseguiu cavar dez buracos restando apenas dois para a próxima semana.
No fim da tarde Dicão apareceu e o chamou para fazer o pagamento da semana, retirou quatrocentos reais de sua carteira e pagou, depois disse: só resta mais dois buracos pra semana que vem, to contando com você pra terminar o serviço você vem? Claro que venho. Escuta Dicão! Por quanto você vende esse terreno se aparecer um comprador? Por que você tem algum comprador? Não mais tenho contato pra oferecer e nunca se sabe de repente aparece alguém. Bom se aparecer eu tô querendo quarenta mil reais, é esse o preço. Se eu conseguir vender por oitenta mil reais você me dá quanto? Ele deu uma gargalhada e disse: Se você conseguir esse milagre eu te dou vinte mil reais.
Tudo bem vamos ver. Depois disso Serelepe foi embora com um sorriso de meia boca com o pagamento no bolso. Deu o dinheiro pra mulher comprar alguma coisa e ficou pensando. Na manhã seguinte ele pegou duas pedras de pirita que tinha deixado de propósito e saiu para a cidade em busca de um lugar onde compra ouro. Chegando lá ele não entrou o objetivo era atiçar a cobiça dos olhos porque ela aguça a ostentação dos bens, uma não vive sem a outra para quem é ambicioso.
Ficou em frente do local aguardando a saída de uma vitima pra empurrar o ouro de tolo. Após escolher a vitima partiu na direção dela e disse: Esse local ai avalia ouro? O homem disse sim, por que você tem alguma coisa pra avaliar? Sim tenho. É que eu trabalhando em um terreno fazendo buraco pra construção de um prédio, achei essas pedras e queria saber se é ouro. Ele disse: Deixe-me ver. Eu mostrei ao homem as duas pepitas que disse que tinha encontrado. Ao ver as pedras a ambição se instalou em seu coração eu percebi pelo brilho do seu olhar, eu não sei o que brilhava mais as pepitas ou o brilho dos olhos dele.
Depois de algum tempo ele falou: Onde é esse terreno? É o local onde eu trabalho. Onde fica? Aqui mesmo no Rio. Alguém mais sabe disso? Eu disse claro que não. Nem o dono? Principalmente ele. E sua família? Minha mulher sabe claro. É melhor você não entrar ai não ainda mais com essa historia todo mundo vai querer saber onde é esse terreno. Mais cara eu tô precisando de grana, meu aluguel ta atrasado, luz e outras coisas mais. Vamos fazer o seguinte se você concordar certo. Então diga amigo. Vou te dar três mil reais por essas pedras. É pouco eu quero cinco. Ta bom eu te dou cinco mil reais vamos ali ao banco. Após sacar o dinheiro passou para Serelepe que colocou o mais rápido que pôde em sua mochila.
Em seguida o homem falou para ele: será que o dono do terreno vende esse terreno? Acho que sim. Quanto você acha que o dono do terreno ta pedindo por ele? Oitenta mil. Eu dou os oitenta disse ele. Então Serelepe disse: E eu? Acabei de te dar cinco. Né assim não cara. Eu também quero oitenta se não eu falo pro dono que o terreno dele é uma mina de ouro. Você vai ter que dar o mesmo valor que vai dar pra ele pra mim sem ele saber, se não agente não vai fazer negocio. Ele pensou e disse: tudo bem eu também te dou os oitenta mil, mas só depois que fechar com o seu patrão. Tudo bem assim está melhor.
Que horas você vai aparecer lá na segunda feira? Me passe o endereço que eu apareço lá às dez horas. Tudo bem aqui está o endereço. Quanto ao seu dinheiro como é que eu faço pra te pagar? Dê-me seu telefone que eu ligo pra você e te digo como vai ser. Falou então até segunda.
Ainda meio zonzo sem acreditar no que tinha acabado de acontecer, fui para casa sorridente com cinco mil reais na mochila. Assim que cheguei em casa, chamei a mulher e disse: Vá na rodoviária agora e compre três passagens pra vocês pra amanhã, estamos de volta pra nossa terra. Como conseguiu esse dinheiro? Vendi o terreno que eu estou trabalhando e esse dinheiro é só um adiantamento o resto eu vou receber segunda feira, por isso que vocês vão na frente eu vou depois. Os meninos já estão de férias assim que agente chegar lá podemos matricular eles pro segundo semestre ainda desse ano, sua irmã é professora não vamos ter dificuldade quanto a isso.
Assim que chegar lá fique na casa da sua mãe até encontrar uma casa pra gente, você vai levar contigo mais dois mil e quinhentos reais dá tranqüilo pra alugar uma boa casa, você sabe muito bem que aluguel lá é barato não é como aqui. E as nossas coisas? Eu alugo um caminhão pra levar tudo na segunda mesmo, não se preocupe.
Acertado todos os detalhes, a mulher foi compra as passagens enquanto ele aguardava ansioso que chegasse segunda feira pra botar a mão na bolada. Na segunda feira ele acordou sem barulho algum, sua esposa e seus filhos já tinham viajado no domingo. Levantou-se tomou café que ele mesmo fez e saiu para trabalhar, assim que chegou de longe já avistou Dicão com seus comparsas que de onde ele estava ao vê-lo imediatamente acenou para ele.
Serelepe o chamou a parte e disse: Vendi seu terreno. Ta falando sério! Claro! Daqui a pouco lá pelas dez horas o cara vai ta aqui pra conversar contigo. Vendeu por quanto? Oitenta mil como eu tinha falado pra você. Cara tu conseguiu vender por esse preço mesmo? Sim vendi. Então ta vamos aguardar o cara. Dicão dê uma aliviada na aparência pra não assustar o cliente. Pode deixar vou falar pra rapaziada agir com cautela.
Dez horas em ponto surgiu um carro que veio na minha direção e parou do meu lado. O motorista abriu a porta desceu do carro e foi logo perguntando pelo proprietário do terreno. O interesse era tão grande que nem me deu bom dia. Eu falei aguarde um pouco que daqui a pouco ele vai está aqui. Em poucos minutos Dicão apareceu e disse: e ai camarada o que é que tu mandas? Ta interessado no terreno? Sim estou! O preço é noventa mil é pegar ou largar. Mas Serelepe me disse que era oitenta, porque se for noventa não vai dar pra gente fechar negocio não. Tô brincando contigo o preço é oitenta.
E em seguida Dicão disse: O que você pretende fazer com esse terreno? Quitinetes pra alugar. Ok irmão tá com a grana ai? De maneira nenhuma agente vai ao banco e eu faço a transferência pra sua conta. Não eu quero o dinheiro ao vivo e a cores na minha mão entendeu? Pra hoje não dá porque o valor do saque é muito grande eu tenho que falar com o gerente hoje pra que possa ser liberado amanhã. Então ta! Amanhã se comunique comigo assim que for liberado que eu vou lá buscar certo? Certo!
Então prepare o documento do terreno pra quando chegar à hora é só assinar. Pode deixar respondeu Dicão. O cliente foi embora e Serelepe continuou seu trabalho cavando os dois buracos que restavam. Foi quando Dicão lhe falou: é camarada tu é bom mesmo nesse negocio de venda em! Nada agente faz o que pode.
Deu cinco da tarde e Dicão não apareceu para lhe pagar o restante do serviço. Então o jeito era voltar no outro dia até porque ele tinha que receber vinte mil da venda do terreno. Serelepe foi embora doido que chegasse logo o outro dia pra receber a bolada. Chegou em casa tomou banho jantou conversou com a esposa e os filhos pelo telefone depois viu um pouco de televisão e foi dormir. No dia seguinte acordou tenso com aquela situação torcendo pra que tudo fosse resolvido o mais depressa possível.
Enquanto isso Olegário o novo proprietário do terreno já estava na fila do banco esperando abrir pra sacar o dinheiro e passar para Dicão que estava esperando dentro do carro com três dos seus homens fortemente armado. Assim que o banco abriu o homem foi direto no gerente pra avisar sobre o saque foi prontamente atendido recebeu a importância desejada colocou dentro de uma sacola e saiu na direção do Dicão e disse que ia segui-lo em seu próprio carro até o local do terreno. Dicão falou tudo bem vamos nessa.
Assim que chegou lá Serelepe já se encontrava conversando no meio dos homens do Dicão bem a vontade, pois já tinha feito amizade. Ambos desceram do carro e se dirigiram para um bar onde Dicão trouxe o documento onde ambos assinaram inclusive Serelepe que foi uma das testemunhas. Bom amanhã vou trazer meus empregados gente que trabalha comigo a muito tempo pra tocar essa obra. Valeu qualquer coisa estamos ai. Dicão sorrindo disse: tudo bem o terreno é seu faça o que você quiser.
Em seguida Olegário foi embora ficando só Serelepe e seus homens. Bom agora é nós! Falou Dicão. Bom tá aqui como eu havia te prometido vinte mil reais, espero que faça um bom proveito dessa grana. Pode deixar vai ser muito bem investido. Há tava até me esquecendo o dinheiro dos dois buracos que você terminou ontem cento e sessenta reais. Ele disse se você não se importa gostaria que comprasse cerveja pros rapazes que estão sempre contigo. Ele disse tudo bem.
Em seguida Serelepe disse para o Dicão: Você uma pessoa abençoada, eu tive a sorte de te conhecer, você me abençoou. Dicão sorriu e disse: Sabe de nada inocente! Mas tudo bem foi bom fazer negocio contigo. Depois de se despedir Serelepe saiu sem demonstrar o nervosismo que o atingia por dentro, porque se alguém descobrisse o que ele fez estava frito. Agora sé resta a segunda parte do plano pegar oitenta mil reais do Olegário o comprador do terreno.
Assim que chegou em casa pegou o telefone e ligou para ele que prontamente atendeu, e marcou o local pra receber o dinheiro e explicou como ia ser. Ele iria encontrá-lo em um local publico onde houvesse acesso a carro, lá ele entraria no carro dele e pegaria o dinheiro e desceria onde houvesse um ponto de taxi. E assim foi. Em seguida Serelepe pegou o taxi e desceu próximo da sua casa onde percorreu o resto do trajeto a pé.
Assim que chegou em casa, pegou todas as contas atrasada e pagou tudo zerou as dividas, ligou para um caminhão de mudança desses que fazem mudança interestadual e o contratou pedindo urgência, no outro dia o caminhão estava lá arrumando todas as coisas em caixas e colocando no caminhão.
Na parte da tarde de terça feira o Caminhão partiu com destino a Minas para entregar a mudança. Serelepe em fim conseguiu resolver tudo preocupado lutando contra o tempo porque assim que tudo fosse descoberto ele deveria estar bem longe desse lugar. E nessa mesma terça feira a noite Serelepe conseguiu de avião voltar para Minas chegando na quarta feira em sua terra natal. Sua família já estava em uma nova casa alugada, agora é só aguardar a mudança. Serelepe saiu ileso e com grana nesse caso.
Nessa mesma terça feira Olegário apareceu com dois empregados pra tocar a obra e lhes deu as seguintes ordens: Afundem mais um pouco esses buracos porque eu vou colocar aqui quatro andares, e outra coisa toda a terra que vocês tirarem do terreno inclusive essas que estão ai fora, vocês vão ensacar todas elas, amarrar bem a boca do saco porque eu preciso dela pra aterrar o terreno da outra obra entenderam? Hoje eu ainda venho buscar a quantidade de areia que já estiver ensacada. Tudo bem chefe! Responderam os empregados.
Eles começaram ensacando as que Serelepe já tinha tirado e estava fora do buraco, depois começaram a ensacar dentro do próprio buraco e colocando junto das outras que estavam fora, essa foi a maneira que eles encontraram pra não chamar a atenção com o brilho das pepitas. Os homens já estavam sabendo o que iriam encontrar então cada pepita que eles encontravam enquanto cavavam, eles colocavam no saco com areia assim ninguém desconfiava de nada. Fizeram isso até as cinco da tarde na hora que Olegário chegou e juntamente com ele colocaram tudo em um pequeno caminhão e foram embora.
Levaram a terra para o galpão da outra obra, desceram toda a areia e começaram a peneirar a areia que estava nos sacos e uma a uma foi encontrando as piritas deixadas por Serelepe. Encheram um saco médio de pepitas. Com o saco em mãos ele disse: amanhã vou procurar um ourives pra saber o valor dessa pepita de ouro.
Na manhã de quarta feira lá pelas dez horas ele mostrou a pedra a um profissional no assunto para que ele pudesse avaliar. O profissional olhou profundamente para ele e disse: como você conseguiu essa pedra? Ele disse: isso não vem ao caso eu te procurei para você me informar o valor dessa pepita se não for possível eu vou procurar outro. O ourives lhes disse: isso não é ouro. Como assim não é ouro! Ta de brincadeira comigo né? Não! Estou falando sério, se você comprou isso ai você foi enganado, isso é pirita também conhecida como ouro de tolo.
Ela foi muito semeada algum tempo atrás em terreno por pessoas que queriam ganhar uma boa grana fazendo as pessoas pensar que estavam comprando uma mina de ouro, não sei se  foi esse o seu caso, mais isso ai não é ouro mesmo, pode consultar outras pessoas. Mas é claro que eu vou fazer isso! Eu não confio em você.
Olegário saiu dali preocupado com o que ouviu do primeiro ourives, mas não desistiu facilmente e consultou todos os ourives da cidade, só que todos deram o mesmo parecer sobre a pepita dizendo: isso é pirita.
O desespero tomou conta de Olegário que gritou pra todo mundo ouvir assim que voltou para casa: Serelepe cadê você se eu te pegar eu te mato! Tentou ligar pra Serelepe, mas só dava caixa postal, Serelepe havia trocado o chip. Foi no endereço que Serelepe deu, mas se decepcionou porque o endereço era falso, aos poucos a ficha foi caindo e ele reconheceu que havia levado uma volta, ele comprou gato por lembre, ou seja, comprou ouro de tolo.
No dia seguinte ele resolveu falar com Dicão e falar o que havia ocorrido porque talvez Serelepe tenha dado o endereço certo pra ele. Só que a emenda ficou pior do que o soneto e Dicão não gostou nem um pouco do que ouviu e disse: vem cá quer dizer então que vocês dois resolveram me dá uma volta né? Eu não ele! Como assim ele! E se fosse ouro de verdade só quem tinha dançado seria eu, portanto isso não vai ficar assim não. Em seguida Dicão gritou homens: coloca o capuz nesse cara vamos levá-lo pro ferro velho, lá ele vai descobrir porque me chamam de Dicão do ferro velho, anda joguem ele no porta mala.
Os homens obedeceram ao chefe e pegaram o pobre do Olegário que estava aos prantos pedindo por misericórdia que não fizessem nada com ele. Ao chegarem ao local determinado desceram tiraram Olegário do porta mala e o colocaram sentado em uma cadeira em frente deles e tiraram o capuz, ele abriu os olhos desesperado pedindo clemência a Dicão.
Então Dicão disse: só tem uma condição de você sair vivo daqui. Ele respondeu fale eu faço qualquer coisa. Então vamos lá! Você deu pra ele o mesmo valor que me deu né isso? Sim dei. E deu mais cinco no sábado no dia que vocês elaboraram o plano, não foi? Sim. Eu dei vinte do meu porque eu falei pra ele que se ele vendesse por oitenta mil ele levaria vinte. Portanto a conta é fácil, você vai ter que me dar os oitenta e cinco que deu a ele e mais os vinte que eu dei se quiser sair vivo daqui.
Tudo bem eu peço pro gerente do banco liberar mais cento cinco mil reais para saque e entrego a você, ta bom assim? Ainda não cadê o documento do terreno? Ta lá no meu carro. Que carro você não tem mais carro e nem terreno esse é o preço pra que você saia com vida daqui até porque quem comprou ouro de tolo foi você e não eu, esse é o acordo. Você concorda? Sim ou não?
Sim o pobre do Olegário respondeu aos prantos. Tudo bem ligue pro gerente e peça para ele liberar o dinheiro pra amanhã hoje você vai dormir aqui no ferro velho, amanhã você vai fazer do mesmo jeito receber o dinheiro e trazer para aqui no seu carro, meus homens vão segui-lo de longe nem tente nada se você tem amor a sua família, entendeu? Sim pode deixar. Amanhã nos veremos!
No dia seguinte correu tudo como combinado Olegário fez tudo certinho e voltou com o dinheiro seguido pelos homens de Dicão, assim que desceu do carro Dicão disse: cadê o documento do terreno: ele pegou e entregou a ele que mais do que depressa rasgou na frente de todos e disse: agora me dê a chave do carro, ele entregou, e Dicão disse: a sua sorte é que eu sou uma pessoa abençoada quem falou isso foi Serelepe que disse que eu dei sorte pra ele, só que ele não sabe é que no dia em que eu encontrá-lo ele vai ter que devolver tudo com juros e correção monetária porque o dinheiro que ele levou é meu.
Agora vai embora vaza antes que eu mude de ideia. Olegário saiu de fininho cabisbaixo soluçando sem dinheiro, sem carro, sem ouro e sem terreno. Em Gl 6:7-8 diz: Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna. Amém!